Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Capa

Jogada de mestre

Xadrez melhora raciocínio, criatividade e até comunicação; com isso, até as notas sobem

BRUNO MOLINERO DE SÃO PAULO

"Nunca mais tirei nota vermelha em matemática", diz Camila Fernandes, 12. "Sinto que estou mais atento às aulas", fala Guilherme Alves, 12. "Todas as minhas notas subiram", conta Alex Oliveira, 8. Nos três casos, o motivo para a melhora no desempenho na escola é o mesmo: as aulas de xadrez.

Aposto que muita gente já torceu o nariz, por achar que o jogo é chato ou difícil. Na verdade, o xadrez é como se fosse uma guerra. Cada um dos jogadores tem à disposição um exército, simbolizado nas pecinhas do tabuleiro. O objetivo é usar seus "guerreiros" para matar o rei adversário. Parecido a muito videogame de luta e estratégia, não?

"Para vencer, é preciso usar a mente. Acho que é por isso que o boletim melhora. Você exercita a cabeça", diz Alex, que joga há dois anos e participou da Final Municipal de Xadrez, que reuniu alunos de escolas públicas de São Paulo, em junho.

Segundo Antonio Carlos Duarte de Carvalho, coordenador do Núcleo de Xadrez da USP, Alex tem razão. "Pesquisas mostram que a prática desenvolve o raciocínio matemático e o pensamento crítico, além de melhorar a imaginação, criatividade e comunicação. Para crianças, é um bom apoio ao desenvolvimento na escola."

Atualmente, o Brasil ocupa a 35ª posição no ranking da Federação Internacional de Xadrez, atrás dos vizinhos Argentina e Peru, por exemplo. E ainda há preconceito com a modalidade, muitas vezes relacionada a "nerds". "Nada a ver. Eu e meus amigos jogamos futebol todos os dias na rua e gostamos de xadrez", diz Guilherme. A não ser que "nerd" seja sinônimo de inteligente. Aí sim.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página