Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folhinha

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Quebra-cabeça com Rosely Sayão

O que é democracia?

As eleições e a sua vida na escola podem ter muito em comum

Você sabe por que temos eleições? Porque nosso país vive num regime político chamado democracia representativa. Isso quer dizer que todos os brasileiros que são eleitores podem escolher, com liberdade, os candidatos que representam suas opiniões sobre como governar o Brasil.

Nem sempre a democracia foi do jeito que é hoje. Por exemplo: antes, só podiam ser eleitores os homens! Em nosso país, as mulheres só puderam votar a partir de 1932. Não faz tanto tempo assim, não é? Isso quer dizer que sempre pode melhorar.

Mas na democracia não basta votar e, depois, reclamar que os políticos eleitos não fizeram as coisas do melhor jeito. É preciso também participar. Além disso, esse modelo de política não é só um tipo de governo, é também um modo de viver em sociedade. Sabia que é possível praticar a democracia em sua escola?

Faz de conta que você costuma usar os serviços da cantina e que não está muito satisfeito com os preços, com a qualidade e variedade dos lanches vendidos e até com a data de vencimento dos produtos. Ficar falando mal não adianta nada, não é?

Você pode procurar colegas que também estão insatisfeitos e irem todos falar com a direção da escola para expor a situação e até pedir mudanças.

Aí, podem sugerir uma conversa com quem é responsável pela cantina ou aguardar que a escola tome suas providências. E, depois de um tempo, voltar lá para conferir se o resultado foi bom ou não e, se necessário, cobrar outras mudanças.

É possível participar, democraticamente, de tudo o que acontece em sua escola, para que ela fique cada dia melhor para você, seus colegas e para todos que trabalham lá.

Viu como é importante participar da vida que temos com os outros para deixar tudo melhor?

-

frases

"Eu acho que democracia é para decidir o que é melhor para todos. Assim, quando muita gente quer uma mesma coisa, ela acaba acontecendo."
ISADORA, 8

"A democracia faz parte da política. Com a ajuda dela, são elaboradas as decisões para criar as leis que todas as pessoas devem obedecer."
GABRIELA, 12

-


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página