São Paulo, sábado, 1 de setembro de 2012

capa

Vai ter que obedecer!

Lei obriga TV paga a exibir programas do Brasil a partir de amanhã

Divulgação
Novo episódio de 'Turma da Mônica'

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Ben 10", "Bob Esponja", "Phineas & Ferb", "Tom & Jerry". Esses e outros sucessos da TV que não são produzidos no Brasil terão de dividir espaço com programas nacionais.
A nova lei da TV paga, que começa a valer amanhã, obriga todos os canais, os infantis inclusive, a exibir produções feitas no Brasil -por exemplo, "Peixonauta", "Turma da Mônica" e "Cocoricó".
E esses desenhos têm que ir ao ar no horário nobre -aquele em que mais pessoas estão vendo TV. No caso dos canais para crianças, são dois os horários nobres: das 11h às 14h e das 17h às 21h. Até o dia 13 deste mês, é preciso exibir, no mínimo, uma hora e dez minutos por semana de programas nacionais. Depois, sobe para duas horas e 20 minutos, até setembro de 2013. A partir daí, serão três horas e 30 minutos.
O Cartoon estreia amanhã a nova temporada da "Turma da Mônica", às 11h. No próximo ano, o canal coloca no ar uma novidade: "O Irmão do Jorel".
Para respeitar a lei, contudo, não precisa ser programa novo. Reprises valem. O Nickelodeon, por exemplo, cumprirá a cota com repeteco de "Julie e os Fantasmas" e "Escola para Cachorro". Mas, como reprises exageradas podem cansar o público, os canais terão que investir em novos programas nacionais (veja as próximas páginas).
Ale McHaddo, criador de "Nilba e os Desastronautas", que passa na TV Rá Tim Bum, diz que os canais passaram a procurar produtoras para saber o que elas já têm pronto.
O Discovery Kids estreia, em outubro, a segunda temporada de "Peixonauta". Kiko Mistrorigo, criador do desenho, também é vice-presidente da associação que reúne os produtores de programas para a televisão. "O Brasil tem todas as condições de preencher a programação."
Mas os desenhos nacionais não vão tirar de cartaz sucessos estrangeiros (como o "Ben 10", que terá programação especial em outubro). Ainda bem.

O QUE DIZ A NOVA LEI

Regras para a TV paga

O QUE MUDA?
Todos os canais, inclusive os infantis, têm de exibir programas produzidos no Brasil.

QUANTAS HORAS?
De amanhã até 13 de setembro, os canais devem exibir, por semana, pelo menos uma hora e dez minutos de programas nacionais. De 14/9 até setembro de 2013, serão duas horas e 20 minutos. Aí sobe para três horas e 30 minutos. Eles têm que ir ao ar no horário nobre.

HORÁRIO NOBRE?
É o horário em que mais pessoas estão vendo TV. Nos canais para a família, vai das 18h às 24h. Para os infantis, são dois os horários nobres: das 11h às 14h e das 17h às 21h.

INDEPENDENTES
Pelo menos metade desses programas brasileiros tem de ser produzida por empresas que não sejam ligadas ao canal, as produtoras independentes.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.