São Paulo, sábado, 2 de julho de 2011

livros

Da ideia à prateleira

Antes de chegar até você, livros passam por uma longa jornada

KATIA CALSAVARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Parece até um passe de mágica. Você estica os dedos na estante, escolhe um livro e, pronto, embarca em outro mundo. Mas sabe como os livros são feitos?
Até eles chegarem às suas mãos, há uma longa jornada. E essa viagem começa na cabeça, ou imaginação, do escritor, também chamado de autor.
Então, o autor escreve a história, uma etapa que pode demorar dias ou até anos. Depois, ele tem que torcer para que as editoras apostem naquele texto e queiram produzir o livro.
Na editora (empresa que publica os livros), o trabalho dos editores é cheio de etapas, desde a chegada dos chamados "originais" (textos enviados pelos autores).
Eles pensam no formato do livro, escolhem quem será o ilustrador ideal para aquela missão, fazem orçamentos, pensam nos tipos de papel, escolhem a capa, a gráfica, ajustam o texto e as ilustrações em parceria com os autores da obra.
Aí vem a etapa da impressão do livro, um processo que parece simples, mas que depende de muita gente de várias máquinas.
Os profissionais que trabalham nas gráficas precisam estar muito atentos.
Já imaginou se eles reúnem as páginas fora de ordem? Ou então se colam a capa errada na história?

BOA INSPIRAÇÃO
Nunca se sabe quando uma boa ideia vai surgir nem de onde vem exatamente. Escritores andam com caderninhos para anotar isso.

HISTÓRIA NO PAPEL
Depois de escrever a história, o autor envia originais para uma editora. Para ser publicado, o conteúdo do livro precisa chamar a atenção. Essa é uma etapa bem difícil.

QUANTO CUSTA?
Se o texto foi escolhido, o editor estuda primeiro os gastos com a futura publicação. Quantas páginas o livro terá? Haverá ilustrações? A obra terá capa dura?

A CARA DO LIVRO
Nessa etapa, é decidido qual será o espaço das ilustrações e do texto. Também são escolhidos tipo de papel, formato, capa etc.

DE OLHO NA REVISÃO
Às vezes, o editor costuma sugerir mudanças ao autor, que pode aceitar ou não fazê-las. Com texto e ilustrações nas páginas, tudo é revisado.

DIRETO PRA GRÁFICA
Na gráfica, uns 3.000 exemplares de um livro são impressos de uma vez. Esse número é chamado de tiragem. Se vender bem, é feita uma reimpressão

COM COSTURA - Sabia que boa parte dos livros é costurada? É o caso da obra "Água Sim" (Companhia das Letrinhas; R$ 33), com texto de Eucanaã Ferraz e imagens de Andrés Sandoval. No site da Folhinha (www.folha.com.br/folhinha), conheça mais sobre o processo.

CONVITE
Se você gosta de ler, tem mais um motivo para visitar Paraty (RJ). De 6 a 10 de julho acontece a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty; www.flip.org.br). A Folhinha estará presente na Flipinha (voltada para crianças), conversando com autores e ilustradores.

CHEIOS DE EFEITOS
As editoras estão se preparando para lançar livros digitais para crianças. Nesse caso, o conteúdo da história é adaptado para ser lido em tablets, com animações e efeitos sonoros. O processo todo é trabalhoso. Para se ter ideia, o livro digital "Quem Soltou o Pum?" (Companhia das Letrinhas) demorou oito meses para ser desenvolvido.

Fontes: Aline Valli e Isabel Lopes Coelho, da Cosac Naify; Claudia Morales, da editora Ática; Cláudia Ribeiro Mesquita, da Edições SM; Helen Nakao e Júlia Motiz Schwarcz, da Companhia das Letrinhas; Andrea Rhem, Ivan Cotrick e Tadeu Correia, da Corprint Gráfica e Editora.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.