São Paulo, sábado, 2 de outubro de 2010

folhinhatur

Boto-pescador

Em Laguna (SC), golfinhos ajudam pescadores a capturar tainhas

GABRIELLA MANCINI
ENVIADA ESPECIAL A LAGUNA (SC)

Na cidade de Laguna (SC), os pescadores contam com uma ajuda especial. Os botos, chamados de "golfinhos da tainha", perseguem os cardumes que, ao fugirem, se aproximam dos pescadores. É nessa hora que as redes são lançadas, seguindo a direção indicada pelo nado dos golfinhos. Como retribuição pela ajuda, os botos aproveitam para se alimentar das tainhas que são velozes e tentam escapar.
Os golfinhos ganham até nomes, como Borracha e Figueiredo.Os pescadores não jogam a rede enquanto eles não sinalizam. Os turistas podem assistir à pesca da beira da lagoa. Isabela Gasperin, 8, aprovou o passeio. "Dá para ver os golfinhos de perto. Parecem tubarões!"

A jornalista Gabriella Mancini e o fotógrafo Apu Gomes viajaram a convite da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina, da Santur e da operadora Vida Sol e Mar.

QUAL É O NOME?
A bióloga Mônica Pontalti, do Instituto Baleia Franca, explica que golfinho e boto são o mesmo animal. Só muda o jeito de chamá-los, conforme a região do país..

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.