São Paulo, sábado, 3 de março de 2012

exposição

Caminho das Índias

"Folhinha" garimpa dicas em exposição sobre a Índia, onde as vacas são sagradas

FERNANDO SILVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um deus chamado Ganesha, que tem cabeça de elefante e quatro mãos, recepciona os visitantes do CCBB-SP (Centro Cultural Banco do Brasil). A exposição "Índia!" tem também fotos, instrumentos musicais e trechos de filmes de Bollywood -a indústria de cinema do país.
A mostra é para qualquer idade, mas a "Folhinha" traz dicas para a visitação das crianças. Ao todo, a exposição tem 380 peças sobre esse país, em que as vacas são sagradas.
O CCBB fica na rua Álvares Penteado, 112; tel. 0/xx/11/3113-3651. A visitação, gratuita, é de terça a domingo, das 9h às 21h, até 29 de abril.

VESTIDO DE NOIVA
O traje matrimonial, bem colorido -nada de vestido branco!-, está no terceiro andar. Na tradição indiana, os pais arranjam o casamento para os filhos. Às vezes, o casal se conhece no dia da cerimônia.

VOU DE TÁXI
Não se envergonhe: é permitido entrar no "tuk-tuk", que está no térreo. Vale a pena tirar uma foto no triciclo que indianos usam como táxi. Ao lado, há uma bela imagem do palácio Taj Mahal, em Agra.

ESQUEÇA HOLLYWOOD
No subsolo, há filmes de Bollywood. As histórias, em sua maioria de romance, são contadas com música e dança. A Índia é o país que mais faz filmes no mundo.

ANCESTRAL DO CARRINHO
Camelo condutor era um brinquedo do Rajastão, no século 19. Atenção à tartaruga e ao peixe, também no terceiro andar, que seriam reencarnações do deus Vishnu.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.