São Paulo, sábado, 3 de setembro de 2011

Festival

Cinema em muitas línguas

Em festival, confira histórias de Dinamarca, Holanda, Índia e outros países

GABRIELA ROMEU
EDITORA-ASSISTENTE DA FOLHINHA

Nos países nórdicos -como Noruega, Suécia, Dinamarca-, não existem só incríveis histórias de viquingues. Esses países, que ficam no topo da Europa, são cheios de (des)venturas para as crianças no cinema.
Tudo bem, não é fácil viajar até esses lugares nem entender a língua que se fala ali. Mas dá para ver alguns dos filmes de lá no 9º Fici (Festival Internacional de Cinema Infantil), que viaja por dez cidades do Brasil. O festival dá uma paradinha em São Paulo entre os dias 2 e 11 de setembro. Confira a programação completa na internet (www.fici.com.br).
Desembarca de terras da Dinamarca o filme "Meu Amigo Storm", sobre a amizade entre um menino e um cão. Lá da Noruega veio um herói nada comum: Poli, um Fusquinha todo simpático e atrapalhado. O que há de tão especial nos filmes dos países nórdicos? Sonho e realidade muitas vezes se misturam numa história em que a criança é sempre protagonista, explica Carla Esmeralda, diretora do Fici.
Mas o festival não é feito só de filmes nórdicos, não. Entre os cem filmes, longas ou curtas, há histórias da Índia, do Japão, da Holanda e do Brasil. Pegue sua pipoca e escolha sua próxima aventura aqui!

"UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA" (BRASIL)
Cate é uma professorinha especial: inventa os jeitos mais divertidos de ensinar e acha que seus alunos não precisam de prova.

"SOUL BOY - À PROCURA DA ALMA" (QUÊNIA/ALEMANHA)
Abila vive em uma favela do Quênia. Para ajudar seu pai, cuja alma foi roubada, ele tem que cumprir difíceis tarefas. Para quem tem doze anos ou mais.

"SOPA DE SAPO" (HOLANDA)
Max tem seis anos e uma grande missão: encontrar girinos para curar seu irmão. Sua companheira na aventura é Jesse. Juntos, cruzam florestas, estradas e campos.

"KOMANEKO" (JAPÃO)
Komaneko é um gato que mora com seu avô nas montanhas. Ele adora criar bonecos e transformá-los em personagens de seus filmes.

"O GRANDE URSO" (DINAMARCA)
E se seu novo amigo fosse um ursão de mais de cem anos? Essa é a história de Jonathan e de Sofia, na floresta mágica de seu avô.

"CONTOS INDIANOS" (ÍNDIA)
Krish, um macaco, Trish, uma gatinha, e Batiboy, um burrinho, contam fábulas indianas. Uma das histórias é sobre a amizade de um macaco e um crocodilo, que não é lá muito esperto.

"O MENINO QUE QUERIA SER VIKING" (ESTÔNIA)
Ruudi vive com a mãe. Para viajar num barco viquingue, ele precisa de um pai. Então, promove um concurso.

AO VIVO
No Fici, sete filmes são dublados ao vivo. Como funciona? Alexandre Marconato, um dos dubladores dessas sessões, explica que os textos são lidos e interpretados na frente da plateia. Ao criar as vozes, dá para sentir na hora o que funciona ou não com as crianças.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.