São Paulo, sábado, 3 de dezembro de 2011

capa

Com ou sem botas

Com seu jeito espertalhão e cheio de manha, os gatos passeiam por várias artes e aprontam mil travessuras

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Parece que não são só sete as vidas dos gatos. Esses felinos vivem em milhares de histórias, pinturas e desenhos que atravessaram séculos. Textos sobre gatos, em geral, descrevem temperamentos, travessuras e a leveza desses bichos. O Gato de Botas que aparece na série "Shrek", por exemplo, é arteiro e resolve todos os problemas. É assim também o personagem do conto de fadas recolhido por Charles Perrault (1628-1703). A diferença é que, no filme, o bichano ajuda o ogro a fazer coisas boas. No conto original, ele realiza maldades. A animação em 3D "Gato de Botas" (Dreamworks), que estreia dia 9 nos cinemas, revela a origem do famoso gato antes de ele se encontrar com Shrek. Confira nestas páginas outros gatos populares.

Gatos na estante

MAGIA FELINA
O personagem de "O Gatola da Cartola" (Companhia das Letrinhas) foi criado nos anos 1950 por Dr. Seuss. Ele faz a maior bagunça na casa de duas crianças.

GATO QUE RI
Em "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas" (ed. WMF Martins Fontes), o autor Lewis Carrol criou um gato risonho, que some e aparece quando quer.

VERSOS MANHOSOS
Bichanos de todo tipo estão nos poemas do livro "Os Gatos" (ed. Companhia das Letras), de T.S.Eliot. Tem até um gato "do contra", que nunca obedece ao dono.

DE PELO ARREPIADO
No conto de terror "O Gato Preto" (ed. Melhoramentos), de Edgar Allan Poe, uma mulher acredita que gatos pretos são feiticeiras disfarçadas.

Animal sagrado
O gato era considerado sagrado no Antigo Egito. Recebeu o nome de Bastet e alguns afirmavam que representava a divindade solar. Após a morte, os gatos viravam múmias, assim como os seus donos.

Galeria da gataria

QUASE REAL
O espanhol Pablo Picasso (1881-1973) pintou um gato parecido ao de verdade no quadro "The Cat", feito para o livro "Histoire Naturelle".

GATO E PÁSSARO
O artista Paul Klee (1879 -1940) pintou "Cat and Bird" inspirado nas crianças e na arte infantil.

BICHANO BAILARINO
Em 1942, o pintor francês Marc Chagall (1887-1985) desenhou "A Cat Costume" para compor o figurino do balé russo "Aleko".

BOTAS PODEROSAS
A história do Gato de Botas ficou conhecida no livro "Contos da Mamãe Gansa" (1697), de Charles Perrault. Nessa época, na França, gente importante usava botas. Por isso, o gato se orgulhava de calçá-las. Com mil artimanhas para caçar ratos, ele representava as pessoas que enganavam os outros.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.