São Paulo, sábado, 4 de setembro de 2010

história

Como os bichos foram parar no zoo?

Criados no começo por reis e imperadores, zoológicos existem desde o século 18

MARCELO JUCÁ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Como é que os bichos foram parar nos zoos? Você já se fez essa pergunta?
No século 18, reis, imperadores e gente de prestígio que admiravam animais tiveram a ideia de "colecionar" aves, elefantes e até leões, entre outras espécies.
Enquanto o mundo girou, essa "mania" de colecionar os bichos virou uma coisa séria. E a prática acabou ganhando o nome de jardim zoológico (o zoo).
Hoje, muitos zoológicos guardam espécies que correm risco de extinção -ou que até já não existem mais na natureza. Têm um papel importante na ciência.
Conheça a seguir alguns dos zoológicos mais legais do mundo.

1- Diabos e dragões
No zoo de Fort Wayne, nos EUA, dá para fazer um passeio pelos habitats de zebras, macacos e leões. No canto dos animais australianos, o canguru é o rei. Outros astros são o dragão-de-komodo e o diabo-da-tasmânia!

2- Pertinho dos animais
No zoo de Londres, na Inglaterra, tem até baratas para chamar a atenção dos visitantes. Para ver quatis brincando nos galhos, as crianças podem subir numa casa na árvore ou entrar numa passagem subterrânea para assistir aos ágeis suricatos.

3- Knut é a estrela
O zoológico de Berlim, na Alemanha, é o maior do mundo em número de animais: existem mais de 1.500 espécies. Seu morador mais famoso é o urso-polar Knut. Ele foi rejeitado pela mãe e chamou a atenção do mundo todo. Atualmente estão tentando arranjar uma namorada para o urso.

4- Zoo mais antigo
O zoo mais antigo do mundo é o Jardim de Viena (Áustria), inaugurado em 1752. Um dos destaques é o panda, que adora comer bambu. Há ainda um "insetário" e um aquário gigante. Um trenzinho, que leva os visitantes, ajuda a aliviar o cansaço.

5- Na jaula dos leões?
No Zoológico de Luján, na Argentina, o público pode entrar na jaula de leões, tigres e ursos, para brincar com as feras. E, claro, todo mundo tira uma foto para registrar o momento de pura coragem!

6- O rei rinoceronte
O zoo de São Paulo, que está em uma área da mata atlântica original, reúne cerca de 3.200 animais. Os primeiros bichinhos foram comprados de um circo. A celebridade do zoo por muitos anos foi o rinoceronte Cacareco, eleito vereador nas eleições de 1958. Quem diria?

7- Terra de gigantes
No zoo de Pretória, na África do Sul, fazem sucesso os chamados "cinco grandalhões" (ou "top five", em inglês"): o rinoceronte, o búfalo, o leopardo, o leão e o elefante, que, acreditem, adora comer pão!

8- Show no céu e na água
Foram os navegantes que construíram o Jardim Zoológico de Lisboa, em Portugal, concluído em 1884. Lá há uma apresentação de aves em voo livre e shows aquáticos, com golfinhos e leões-marinhos. No teleférico, dá para ver tudo do alto.

9- Casa do kakariki
No Auckland Zoo, na Nova Zelândia, o pássaro kakariki, com penugem verde e "topete" vermelho, é um dos bichos mais apreciados. Um fato curioso de lá é que os "moradores", como os macacos, adoram tomar chá!

BERÇÁRIO
A chimpanzé Jimmy já tem 50 anos, mas mesmo assim teve um filhote no dia 27 de agosto. Ela vive no zoológico de Burgers, em Arnhem, na Holanda, e se tornou a mãe chimpanzé mais velha da Europa.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.