São Paulo, sábado, 4 de dezembro de 2010

capa

De olhos vendados

Parece mentira, mas crianças provaram (e aprovaram) abobrinhas, beterrabas e companhia

BRUNO MOLINERO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O pessoal de casa já tentou de tudo para convencer você de que a turma do espinafre, tomate e chuchu é a melhor companhia para seu prato? E você não engoliu nem de olho fechado?
Bem, foi de olhos vendados que um grupo de crianças provou (e até aprovou!) alimentos que antes eram rejeitados nas refeições.
Quem realizou o experimento foi o programa de nutrição do Projeto Quixote, ligado à Unifesp.
Sem enxergar, as crianças colocaram na boca até beterraba recheada com abobrinha. E sem fazer cara feia! A experiência também transformou pão de espinafre com cenoura, suco de couve com maracujá e torta de abobrinha, cenoura e queijo em um tremendo sucesso. "Primeiro, eu pensei: 'Eca, não como isso, não!'. Mas depois vi que era muito bom", contou Derek Ferreira, 12, durante o experimento. Como a maioria das crianças que participaram, ele também não era grande fã das comidas verdes.
Isso acontece por dois motivos, explica o pediatra Raul Melo, líder do projeto de nutrição do Quixote. Muitas vezes a gente tem medo de experimentar coisas diferentes. Ou então achamos ruim uma vez e nunca mais provamos. "O paladar é um sentido que demora a ser formado. É preciso experimentar várias vezes até que a gente se acostume com o alimento", diz o médico.

"Nossa! É muito estranho. Como a gente não tem ideia do que está colocando na boca, pode ser qualquer coisa. Mas é bom, né? A gente se surpreende bastante com os gostos."
MARCELLO DOS SANTOS, 12

"A cara da comida não era nada boa, mas acabei gostando. Nunca pensei que pudesse ser gostoso. Mas, se eu estivesse enxergando, não teria comido nada disso. Só com a venda mesmo."
OADE TEIXEIRA, 13

"Gostei bastante do bolo de cenoura e do suco de couve com maracujá. Do bolo todo o mundo gosta, comeria até de olho aberto. Mas o suco não. Ele era verde. Se eu estivesse vendo, nunca teria bebido aquilo."
VITOR PEREIRA, 11

"A comida é muito boa. Mas é bem esquisita também, porque a gente não consegue enxergar. Vai saber o que estamos comendo. Vai que alguém coloca uma barata no nosso prato!"
LUAN DA SILVA, 12

4 DICAS
A nutricionista Tereza Oliveira dá algumas dicas para você perder o medo de legumas, verduras e frutas: não coma à força, mas experimente de tudo (e várias vezes!); ajude a preparar as refeições; no prato, crie desenhos com a comida; vá à feira com seus pais e, juntos, escolham o que vão levar para casa.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.