São Paulo, sábado, 5 de novembro de 2011

brincadeira

Sem começo nem fim

Exposição inspirada no projeto Mapa do Brincar, da Folha, traz brincadeiras das 5 regiões do país

DE SÃO PAULO

Quer descobrir novos caminhos para chegar às brincadeiras?
Na exposição "Trilhas do Brincar", atalhos levam você a jogos de amarelinha, bolinha de gude ou pião.
São brincadeiras reunidas pelo projeto Mapa do Brincar (www.mapadobrincar.com.br), que estreia versão nova em 3/12.
Enquanto passeia por esses espaços, você ouve histórias de outras infâncias, colhe novas brincadeiras em uma árvore e mistura tudo com as que já conhece.
Assim como o brincar, a trilha não tem lugar certo para começar ou terminar. Vale andar em pé de lata ou pegar carona em cantiga de roda.
No caminho, descobre que amarelinha também pode se chamar macaca. E que cada um pula elástico de um jeito.
O evento será aberto no dia 10, no Sesc Santos. A exposição está em montagem, mas já demos uma espiadinha para contar como será.
Para participar, é só contar: um dois, três e já. Bom passeio pelas trilhas destas páginas, que falam um pouco sobre brincadeiras que existem há tempos e tempos.

GIRA, PIÃO!
Tem pião de madeira, tampinha e cabaça. Lá, você brinca de ser o próprio pião e girar sobre o seu eixo.

FLORESTA DE CIPÓS
Uma floresta de cipós, no meio de uma clareira, é o lugar para pular corda. Basta relembrar os versinhos que conhece, garantir o fôlego e acertar o ritmo.

LABIRINTO DE BARBANTE
Com um pedacinho de barbante, dá para criar um monte de figuras -estrela, peixe e caixão- e contar outro tanto de histórias. Em "Trilhas do Brincar", aventure-se por um divertido labirinto de fios.

ÁRVORE DA MEMÓRIA
As brincadeiras de hoje são também as de outras épocas. Ou seja, de sempre! Numa árvore, você colhe memórias da infância do cartunista Laerte e da cineasta Tata Amaral, entre outros.

CARROSSEL DE CANTIGAS
Inúmeras cantigas de roda se espalham em versos de norte a sul do país. Na exposição, o visitante é convidado a ouvir canções enquanto brinca com uma divertida traquitana, que tem rodas de todos os tipos!

ARMAZÉM DE BRINQUEDOS
Brasil afora, crianças criam carros, barcos e pés de lata, com tocos, arames e tampinhas. Esses brinquedos estão num antigo armazém, e você pode escolher um para brincar na exposição.

ALÔ, QUER BRINCAR?
O telefone toca e surge uma voz propondo um desafio! Qual é a brincadeira? Na exposição, as chamadas de um telefone vão colocar os visitantes em diferentes rotas do brincar.

MAPA DA MINA
Não são só as brincadeiras que parecem viajar pelos quintais do país. A equipe da Folhinha também viajou um bocado nos últimos meses: visitou cerca de 30 cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para descobrir mais brincadeiras para você. Todas elas estarão na nova versão do Mapa do Brincar (www.mapadobrincar.com.br) a partir do dia 3 de dezembro. Não perca!

COLEÇÃO DE NOMES
Até parece que o brincar tem uma língua própria, cheia de nomes e expressões. A bolinha de gude, por exemplo, é conhecida como bolita, bila, boleba e fubeca.

VARAL AMARELINHO
A exposição parece um grande quintal de brincadeiras. Tem até varal de roupas. Nele, as crianças podem conhecer amarelinhas (ou macacas) com diversos desenhos, quadrados e em caracol.

LUGAR DA BRINCADEIRA
"Trilhas do Brincar"
Curadoria da educadora Renata Meirelles e de Gabriela Romeu, editora-assistente da Folhinha
Onde: Sesc Santos (r. Conselheiro Ribas, 136, Santos; tel. 0/xx/13/3278-9800; www.sescsp.org.br)
Quando: de 10/11 a 27/5
Quanto: grátis

OUVIDO LIGADO
No site www.folha.com.br/folhinha, ouça crianças cantando a música "Alface Já Nasceu".
Também escute a escritora Tatiana Belinky lembrando suas brincadeiras de infância.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.