São Paulo, sábado, 6 de agosto de 2011

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

capa

Os grupos da bagunça

Na volta às aulas, conheça as diferentes turmas que se formam durante o recreio

BRUNO MOLINERO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A mordomia acabou. As aulas voltaram, e, com elas, chegou a hora de reabrir os livros e estudar para as provas. Calma, nem tudo está perdido. Dentro da escola, existe um pedacinho das férias: o recreio.
"A gente não pode conversar durante a aula. Aí, aproveitamos o recreio, né?", conta Thainá Cordeiro, 9. É durante o intervalo que todos colocam o papo em dia e, às vezes, até estudam.
Já Stefany Schlaks, 10, é da turma que prefere a quadra. "Eu gosto de comer e logo jogar basquete." Já foi o tempo em que ela e os amigos corriam por aí e brincavam de pega-pega.
"São os pequenos que fazem isso", avisa Pedro Polignano, 10. Os mais novos também costumam pular corda e levar brinquedos.
E você, o que faz no recreio? Confira os grupos que habitam o intervalo.

OS ESTUDIOSOS
Em vez de bolas e jogos, este grupo tem uma pilha de livros. Nem sempre é fácil encontrar os estudiosos. Mas, quando chega a véspera das provas, seus membros se multiplicam. É nessa época que encontramos mais lápis e borracha do que sanduíche e suquinho pelo intervalo.

OS LIGEIRINHOS
Se você encontra qualquer tipo de brinquedo no chão, pode ter certeza: um ligeirinho está por perto. Eles são meninos e meninas que passam o recreio brincando. Por isso, nunca se esqueça de olhar para os dois lados antes de cruzar o espaço do intervalo. Você pode ser atropelado por um deles. Afinal, esse grupo também adora brincar de pega-pega.

"Pena que a gente não pode correr na chuva."
ANA LUISA AURICCHIO, 9

AS TAGARELAS
Os membros deste grupo passam o tempo todo conversando. Como não podem falar durante a aula, o recreio é a hora perfeita para botar o papo em dia. Formado geralmente por meninas, elas discutem sobre tudo e sempre começam a frase com um "você não vai acreditar, mas...".

"Eu adoro ficar conversando com as minhas amigas. A gente atualiza as novidades durante o recreio."
MARINA COFAL, 8

OS ARTILHEIROS
São os "donos" da quadra. Eles costumam ir à escola de chuteira e organizar as partidas épicas de futebol entre o quarto e o quinto ano. Às vezes, jogam basquete ou vôlei. Geralmente, comem super-rápido para não perder o apito inicial.

"Entrar na quadra é uma das partes mais legais. Normalmente sou o atacante ou o meio-campo do time."
BRENO ISHIBASHI, 9

LEVAR OU COMPRAR?
Comprar o lanche na cantina parece mais legal, mas não é o que os nutricionistas recomendam. "Quando a gente compra, geralmente escolhe o mais gorduroso e as frituras", conta a nutricionista Sarah Warkentin. O ideal é levar o lanche de casa, com uma fruta, iogurte e pão ou bolacha.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.