São Paulo, sábado, 10 de setembro de 2011

futebol

Dentro e fora do campo

Goleiros mirins contam como enfrentam os desafios da posição

KATIA CALSAVARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ser goleiro não é fácil. Esse jogador é solitário, precisa estar sempre atento e lida com a pressão o tempo todo. Tem que se esticar, saltar, agarrar a bola, tudo ao mesmo tempo.
Para pegar no gol, precisa ter coragem. "Quando levo gol, tento não abaixar a cabeça", fala Giovani Guidolin, 11, que treina na Escola de Goleiros Camisa 1, em Americana (SP). "É difícil admitir o erro, mas o futebol ensina que você não pode se achar bom o tempo todo", diz Thiago Giannella, 11, aluno da academia Fechando o Gol, em São Paulo.

PAPO DE QUEM ENTENDE
O goleiro Marcos, do Palmeiras, também conversou com a Folhinha sobre os desafios da posição. "Sabe aquela bola que vem com muita força e bem colocada? Então, o bom goleiro é aquele que defende bolas impossíveis", diz. Marcos acha que o goleiro é um "estraga-festa". "O gol é o grande momento do futebol e você está lá para evitá-lo", completa.

DE OLHO NO FUTURO
Yara Siqueira da Costa, 11, sempre gostou de observar os goleiros pulando. "Resolvi experimentar também." Ela estuda na Escola de Goleiros Camisa 1 há três anos e, segundo o treinador Vander Batistella, é muito talentosa. Yara conta que sonha em ser goleira da seleção brasileira e também quer jogar fora do país. "Admiro a goleira da seleção dos Estados Unidos [a Hope Solo]", fala.

Diz que nunca sofreu preconceitos por parte dos colegas de campo por ser menina. "Acho que a minha evolução vai ser mais rápida, porque defendo chutes de meninos, e eles são mais fortes", comenta.

O COMEÇO
Muitos começam a treinar em outras posições e acabam no gol. É o caso de Vitor Barbosa, 11: "Não jogava muito bem na linha. Um dia treinei no gol, gostei e fiquei".

6 GRANDES GOLEIROS

GORDON BANKS
Inglês, na Copa de 1970 se esticou todo para deter uma cabeçada de Pelé. Foi a maior defesa da história.

GYLMAR DOS SANTOS
Maior goleiro brasileiro, foi campeão mundial pelo Santos (1962 e 1963) e pela seleção (1958 e 1962).

LEV YASHIN (1929-1990)
O "Aranha Negra" defendeu a União Soviética em quatro Copas. É considerado o melhor goleiro de todos os tempos.

SEPP MAIER
O alemão disputou quatro Copas e ganhou uma. Escreveu o livro "Aprenda com o Melhor Goleiro do Mundo".

IKER CASILLAS
Principal arqueiro da atualidade, o espanhol ganhou o prêmio "Luva de Ouro" na última Copa, e sua seleção foi a campeã.

ROGÉRIO CENI
O goleiro do São Paulo já entrou em campo mil vezes com a camisa do clube. Marcou mais de cem gols na carreira.

Jogo rápido
Para serem profissionais, os meninos precisam enfrentar muito treino. Mas não é só isso. No clube Pequeninos do Jockey, o lema é "Bom de bola, melhor na escola". "Se você não tirar notas boas, não pode jogar", fala Pedro Gomes, 11. Mateus Stahanod, 8, concorda: "Ser goleiro me ajuda na escola. Você tem que pensar rápido". Carlos dos Santos, 12, passou por uma peneira (prova de avaliação) no São Paulo e agora está no time sub-13, para menores de 13 anos. "Um grande time começa com um grande goleiro", diz.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.