São Paulo, sábado, 11 de junho de 2011

capa

Episódio de hoje: Diversidade

Programas feitos para crianças em outros países mostram como é a vida infantil

GABRIELA ROMEU
EDITORA-ASSISTENTE DA FOLHINHA

Yael é uma menina de Israel que sofre com a morte de um golfinho. Já Rohan, lá da Índia, encara a vergonha do aparecimento do primeiro pelo no rosto.
Essas histórias de crianças estão na telona ou na telinha, exibidas em diferentes países do mundo. Mas, hoje, amanhã e nos dias 18 e 19, esses programas estão na mostra ComKids (www.comkids.com.br), em São Paulo.
Filmes, animações e séries de TV que mostram como é a vida de crianças são cenas raras no Brasil.
Abordar a morte, colocar meninos e meninas para falar sobre amor, entender as mudanças no corpo ou simplesmente contar histórias que mostrem o dia a dia infantil, por exemplo, também pouco aparecem.
"Quando a criança vê histórias de criança na TV, passa pelo entendimento de quem é, onde vive, a que mundo pertence", diz Beth Carmona, do ComKids.
Diversidade e variedade, além de rimar, combinam com programas bacanas feitos para crianças.

"Nos Estados Unidos e na Europa, a quantidade de heróis masculinos é maior do que a de femininos. É que menina assiste a programa de menino, mas menino nem sempre assiste a programa de menina."
BETH CARMONA, diretora do ComKids

FOLHINHA COM PIPOCA!
Quer saber quais filmes, animações ou programas vão sair vencedores no Prix Jeunesse Iberoamericano 2011? Vá à Sessão Especial da Mostra ComKids, para leitores da Folhinha, no Espaço Unibanco (r. Augusta, 1.475; tel. 0/xx/11/3288-6780). No dia 19, às 11h, sete produções premiadas serão apresentadas ao público. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência no local. Leia mais em www.folha.com.br/folhinha.

NA REDE
Aldeia virtual
Imagine criar seu avatar de um curumim xavante? No site PIB Mirim (http://pibmirim.socioambiental.org/pt-br), você pode brincar numa aldeia virtual. Lá descobre a diversidade dos povos indígenas brasileiros ""há mais de 230 grupos! Esse é um dos sites concorrentes do Prix Jeunesse.

CLIQUE AQUI
Saiba mais sobre filmes e animações do evento em www.folha.com.br/folhinha


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.