São Paulo, sábado, 11 de junho de 2011

bichos

Água, língua e lama

Cobra troca a pele, elefante usa a tromba e macaco cata piolho; descubra como os bichos tomam banho

GABRIELLA MANCINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se você não é fã de chuveiro, adoraria ser uma serpente. Ela só toma banho umas três vezes por ano! E é prática: troca a pele inteira, como quem tira a roupa. Debaixo surge uma pele limpinha. Os animais selvagens, do mato, não tomam banho com xampu, sabonete e água, como os bichos de estimação. O elefante, por exemplo, banha-se com terra, que joga sobre a pele com sua tromba. A terra funciona como um protetor solar e também livra o animal dos parasitas.
Outro motivo para o banho, além de cuidar da saúde, é atrair o parceiro. As aves são das mais limpinhas e o tempo todo se escovam com a ajuda do bico. Depois de mergulhar na água, ajeitam as penas para evitar o visual punk.
Tico-tico, rolinha e mutum gostam de banho de areia. Elas se metem em montinhos, deixando os grãos de areia entrarem por suas penas e levarem embora a sujeira.
Para o macaco, tomar banho é também catar bichinhos ""como piolhos e pulgas"" no companheiro.
Já os felinos como leão e onça gostam mesmo é de banho de língua. Por ser áspera, funciona como um pente e retira sujeiras. Lagartixas também são linguarudas! Lambem os olhos para limpá-los e enxergar melhor. E você, já tomou banho hoje?

Porco, o injustiçado

Quem não gosta de tomar banho logo ganha o apelido de "porquinho". Mas o biólogo Danianderson Carvalho, do Zoológico de São Paulo, defende o bicho. "O porco é bem limpo. Além de escolher um lugar para fazer coco e xixi, adora banhos de lama, o que, para ele, é estar se limpando", conta.

CLIQUE AQUI!
Em www.folha.com.br/folhinha, confira galeria de fotos do zoológico e reportagem de João lembo, 10, e Júlia betetto, 9, repórteres mirins.

Fonte: Luís Felipe Toledo, pesquisador do Museu de Zoologia da Unicamp.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.