São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 2011

Folhinhatur

De cara com os bichos

No Dia de Charles Darwin, garoto conta sobre os encantos de Galápagos

JOÃO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHINHA

Galápagos é um arquipélago vulcânico com uns 7 milhões de anos. Fica a mil quilômetros do Equador. Tem cerca de 20 ilhas. Para chegar lá, pegamos em Quito (Equador) um avião até a ilha San Cristobal, já em Galápagos. No píer, antes de embarcar no barco-hotel, fomos recebidos por vários leões-marinhos.
Já no primeiro dia de viagem, a gente visitou a praia Ochoa, na ilha Lobos, com muitos ?leões-marinhos. O mais incrível é que a gente chegava pertinho e eles não se incomodavam com a nossa presença.
Com o tempo percebi que essa era a reação normal dos bichos. Em Galápagos, os animais não têm medo de gente!
Visitamos várias ilhas. Algumas mal têm vegetação, como a Bartolomé e a Fernandina. De pura pedra vulcânica, parecem a Lua! Outras são tão áridas que os cactos dominam a paisagem.
Mergulhar com "snorkel" nas ilhas é muito bonito, apesar da água um pouco fria em alguns locais. Vi arraias, tartarugas-marinhas e duas espécies de tubarão, uma com 2,5 metros. E nadei com leões-marinhos.
Mas o que me deixou mais feliz foi ter visto o tesourão-grande. Esse pássaro está quase extinto no Brasil. Até postei minha foto no Wikiaves (http://migre.me/3QCUV).
Aliás, só pode trazer foto de Galápagos. É proibido coletar qualquer coisa. Então, nada de conchas, penas ou pedrinhas de lembrança!

JOÃO COUTO, 9, sugeriu para a família uma viagem a Galápagos. Adora observar e estudar os pássaros. Encantou-se por Darwin ao ler "A Evolução da Evolução" e "Darwin e a Verdadeira História dos Dinossauros". De vez em quando, dá uma aulinha para os pais sobre o assunto.

Dia de Darwin
Hoje é comemorado o Dia de Darwin. Charles Darwin (1809-1882) foi um cientista que escreveu a teoria da evolução, que mexeu muito com o jeito de o homem entender como as espécies foram mudando ao longo do tempo. Em 1835, Darwin visitou Galápagos, lugar que deu pistas para seus estudos.

Clique aqui
Confira reportagem completa e mais fotos sobre Galápagos em www.folha.com.br/folhinha.


Solitário George
A Fundação Charles Darwin é a casa do Solitário George, último exemplar vivo de uma espécie de tartaruga gigante. É lá que os cientistas trabalham para tentar salvá-la da extinção.

Em Galápagos, nada de usar roupa amarela para evitar os insetos e tem que ter muita disposição para caminhadas!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.