São Paulo, sábado, 13 de agosto de 2011

folhinhatur

Na casa da Barbie

Folhinha visita o local onde as Barbies são criadas, em Los Angeles (EUA)

DA ENVIADA ESPECIAL A LOS ANGELES

A primeira Barbie foi criada em 1959. De lá para cá, a boneca teve 125 carreiras, virou loja temática, filme e peça de teatro. Os "pais da Barbie", a equipe da Mattel, sabem que têm uma grande responsabilidade. Por isso, para fazer cada boneca, são envolvidas quase cem pessoas!
Primeiro, é feita uma pesquisa em revistas, internet e TV.
"Analisamos o que acontece na indústria da moda e tornamos isso apropriado para crianças", conta o designer Robert Best. "O bom é que você não precisa se preocupar se a roupa dela é prática para ir ao trabalho. É a modelo perfeita, nunca reclama!", brinca.
O próximo passo é desenhar a boneca à mão e escolher tipo de cabelo, cor dos olhos e roupa. Depois, o desenho vai para o computador e ganha novo tratamento. Em seguida, é feito um molde da boneca.
O rosto passa por sete profissionais. Cada molde é "maquiado" à mão e depois enviado à fábrica, que fará cópias como se ele fosse um carimbo. O cabelo pode ser feito com acrílico modificado, mais caro e "real", ou com o mesmo material do filme plástico de cozinha, mais usado.
Uma equipe cuida só dos acessórios, como carro e casa. O processo é o mesmo: pesquisa, desenho, molde e reprodução. (GABRIELLA MANCINI)

A jornalista viajou a convite da Mattel.

CLIQUE AQUI!
Acesse www.folha.com/folhinha e leia sobre a separação entre Barbie e Ken.

SEGURANÇA
Testes em laboratórios garantem que os brinquedos não vão pegar fogo, soltar peças nem estragar. Depois de vendidos, eles continuam a ser observados. Na sala Imagination Center, cerca de 30 crianças por dia brincam sob supervisão de psicólogos. Ali, os criadores do brinquedo percebem como melhorá-lo.

Michael Shore, vice-presidente mundial de pesquisa com consumidores na Mattel, conta que meninas também testam produtos voltados para meninos e vice-versa. Com os bonecos Max Steel, elas o surpreenderam. "Em vez de lutar, o mocinho dizia ao vilão: vamos ser amigos?"

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.