São Paulo, sábado, 13 de outubro de 2012

Especial

mercado

Data comercial?

Dia da Criança existe só para vender brinquedos?

Victor Moriyama/Folhapress
Renan e Luíza entrevistam diretor da RiHappy

LUÍZA LOPARIC
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Dia da Criança é uma data comercial? Será verdade? O diretor de marketing da loja de brinquedos RiHappy, Mário Honorato, não concorda: "Eu acho que esse é um dia especial para as crianças, porque a criança não precisa de brinquedo, brinca com qualquer coisa."
Embora não seja totalmente, devemos admitir que a data é em parte comercial. No ano todo, o dia que mais vende brinquedo é a véspera do Dia da Criança.
Nas fábricas de brinquedos, atualmente, chegam a estar empregadas até 27 mil pessoas. Na entrevista com Synésio Costa, presidente da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), descobrimos que, se você for experimentar todos os modelos fabricados, terá 4.500 brinquedos diferentes à disposição.
E quem será o grande consumidor, o menino ou a menina? A venda de bonecas representa 40% dos lucros. Carrinhos e outros valem 30%. A menina é a grande consumidora.
Mesmo tendo influência comercial, o 12 de outubro continua sendo especial. Quando perguntamos a Laura, 8, se a data fazia com que se sentisse especial, disse: "Faz, muito. Eu gosto de brincar e de ficar com a minha família".

Fábricas de brinquedo

RENAN CALLIYERIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Sabia que o Brasil possui 523 fábricas de brinquedo? Segundo Synésio da Costa, da Abrinq, o legal desse setor é que tem brinquedos nacionais e importados.
Sabia que a RiHappy tem este nome porque o fundador é Ricardo Saion? Ri é de Ricardo.
Perguntamos a crianças se o 12 de outubro era comercial ou sentimental. Todas responderam que é uma data sentimental. Assim como eu, todas gostam de brincar. Mas ganhar brinquedos e viajar também é legal.

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