São Paulo, sábado, 14 de abril de 2012

exposição

Quem tem boca...

... vai à mostra 'Roma', que fica no Masp até o dia 22

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Estátuas de imperadores, capacetes e espadas de gladiadores. A próxima semana será a última de "Roma", no Masp, visitada por cerca de 160 mil pessoas em dois meses. Veja dicas da mostra, que tem 370 peças (terça a domingo, das 11h às 18h; quinta, das 11h às 20h; R$ 7 a R$ 15; grátis às terças; av. Paulista, 1.578; 0/xx/11/3251-5644).
(FERNANDO SILVA)

HOJE TEM PÃO E CIRCO
Roma se tornou império, dominando territórios, desde 27 anos antes do nascimento de Cristo até 395 anos depois (há mais de 1.600 anos). Os governantes davam comida e diversão para que o povo não se revoltasse em razão dos problemas, na chamada política do pão e circo. Na exposição, há máscaras dos teatros, capacetes e punhais dos gladiadores, que lutavam no Coliseu.

DOCUMENTO DE METAL
As placas de metal ao lado eram usadas como documentos pelo exército de Roma. Estrangeiros só conseguiam ter direitos no império quando se alistavam no exército e ganhavam placas assim.

A HISTÓRIA DAS COISAS
Se Cleópatra, a rainha do Egito, é associada a joias, as mulheres romanas também possuíam braceletes e colares de ouro. A mostra traz ainda modelos antigos de chaves, pratos e até de um compasso (objeto para fazer círculos). São demonstrações da influência de Roma na vida atual.

PODEROSO SEM NARIZ
Algumas estátuas têm narizes quebrados, pois foram feitas há 2.000 anos. É o caso da de Nero. Ele chegou ao poder em Roma aos 16 anos. Como outros imperadores da época, teve seu rosto desenhado em moedas. Em seu governo (do ano 54 ao 68), um incêndio de seis dias quase destruiu Roma.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.