São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 2011

folhinhatur

Na terra dos tigres?

Na Índia, existem hoje só cerca de 1.500 espécimes desses felinos, que já foram muitos no mundo

LUISA MASSARANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

É noite. Batem na porta. Liila sabe que a essas horas deve ser um visitante frequente, mas temido: um tigre! Seu pai se prepara: uma espingarda na mão e um guarda-chuva (!) por perto. Abrir um guarda-chuva, pensava ele, podia espantar o bicho.
Pode parecer coisa de filme, mas cenas como essas eram comuns para pessoas que viviam no campo na Índia. É o caso de Liila, que tinha mais ou menos a sua idade na década de 1940, em Kerala. A região fica no sul da Índia, um dos 13 países que abrigam esses bichos em vida selvagem.
Há um século, havia cerca de 100 mil tigres na Terra. Hoje, restam só cerca de 3.200 deles, dos quais uns 1.500 vivem na Índia. Assim, cenas como a que Liila viveu na infância são bem raras hoje.
Mas muitos costumes da região se mantêm. Visitei Liila, hoje com 77 anos, sua família e seus amigos no mês passado e trouxe algumas histórias para contar para você.
Leia mais abaixo.

FELINOS EM DOBRO
No ano passado, 500 pessoas se reuniram na Rússia para buscar estratégias para evitar que o tigre seja extinto. O plano é ajudar a dobrar o número de tigres até 2022.

DIA DE FESTA
A família de Liila cuida de um templo, no qual se reza para Ayappan, um dos muitos deuses indianos. Todo ano, em dezembro, a população da pequena cidade, chamada Kalladikode, faz uma grande festa no templo, que inclui música e elefantes. As meninas colocam flores no cabelo e se pintam.

BATE-PAPO
Há cerca de 120 línguas na Índia, muitas delas bem diferentes entre si. O idioma oficial nacional é o híndi. Em Kerala, a língua oficial é o malayalam. Na foto acima, confira a palavra "crocodilo" escrita em malaya (em cima de "crocodile", em inglês).

QUE TROMBA!
Várias pessoas têm elefantes - assim como a gente tem cachorros! Esses animais ajudam no dia a dia, por exemplo, carregando pessoas e transportando objetos. Em dia de festa, até elefantes vão bem "vestidos"; eles são enfeitados.

SÁRI É MODELITO
As roupas usadas pelas indianas são coloridas - o que deixa o visual bem lindo. Aos 15 anos, muitas moças usam em várias ocasiões o sári, uma roupa que para nós, brasileiros, é difícil de colocar, com muitas dobras. Mais difícil ainda é andar com essa roupa!

JACA COM PIMENTA
A comida na Índia é bem apimentada, mesmo no café da manhã! Até jaca eles servem com pimenta... e é uma delícia! O arroz é a base da comida: pode ser servido em grãos, mas também pode ser ingrediente para pratos como panqueca. Em vez do feijão, comem lentilha. E esqueça o garfo e a faca: muitos indianos preferem comer com as mãos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.