São Paulo, sábado, 16 de fevereiro de 2013

Capa

O dono da igreja?

Crianças não sabem bem o que faz o papa, mas há quem torça para o próximo ser corintiano

BRUNO MOLINERO
DE SÃO PAULO

Bento 16, na última segunda (11), disse que não quer mais ser o papa, e a Igreja Católica terá que escolher um novo líder. Quem tem 12 anos, era pequeno quando ele foi eleito, em 2005, e não deve se lembrar. Quem tem menos de 8 anos ainda nem tinha nascido. Desde então, o papa nunca mais havia sido assunto mundial, o que faz com que muitas crianças estejam ouvindo falar dele pela primeira vez. É o caso de Mariana Correia, 8, que ainda não descobriu a função do papa. "Não sei o que faz. Nem conheço o papa", diz ela, que estuda em colégio de padres em São Paulo e está ansiosa para fazer a primeira comunhão. Na última Quarta-Feira de Cinzas (13), ela, a irmã, Laura, 5, e os pais assistiram a uma missa na catedral da Sé.
Lá estava também Lucas de Brito, 7. Religioso, ele ajoelhou, fechou os olhos e levantou as mãos para o céu enquanto rezava. "Estou pedindo perdão. Ontem, não quis emprestar meu chinelo para um amigo. Vou tentar não ser egoísta nunca mais." Curioso, perguntou à mãe o que era papa. Ao descobrir, não teve dúvida: "Ah, é o dono das igrejas."
Foi em uma dessas igrejas que Enzo Nuzzi, 6, viu pela primeira vez Bento 16 -ou, melhor, a foto dele. "Sei quem é. Tem um quadro com ele na secretaria da paróquia."
Filho de uma funcionária do Santuário São Judas Tadeu, na capital paulista, quer tocar bateria na banda da igreja e virar coroinha (garoto que ajuda o padre na missa). "Bem que o novo papa poderia ser brasileiro. E corintiano!" E se você virasse o primeiro papa corintiano, Enzo? "Não. Quero ser baterista profissional", diz rapidamente.
Quem não quer um papa brasileiro é Maria Yara Bezerra, 8. Depois de uma hora de missa, disse que gostava de Bento 16. "Parece legal", falou, com a voz cansada. "Sabe qual é o problema? Meus pais ficam na fila para pegar a hóstia e tenho que esperar. Isso cansa muito." Bem que o próximo papa podia dar um jeito nisso!

"Minha mãe disse que o papa é como o presidente de um país. A diferença é que ele comanda a Igreja. Então o papa é o dono das igrejas"
LUCAS DE BRITO, 7

"Tem uma foto do Bento 16 na secretaria da igreja. Gosto dele, mas bem que o novo papa poderia ser brasileiro, né? E corintiano!"
ENZO NUZZI, 6

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.