São Paulo, sábado, 16 de outubro de 2010

CRIATURAS BIZARRAS

Conheça algumas espécies encontradas por cientistas nas águas durante as expedições


Lesma chamada Alviniconcha sp., que vive nas profundezas do mar Provavelmente é uma espécie nova e é o único indivíduo até hoje conhecido.


Chamado de "novo Dumbo" (Grimpoteuthis sp.), esse octópode tem nadadeiras que parecem as orelhas do elefante famoso nas histórias de Walt Disney.


Esse bicho, um copépode chamado Ceratonotus steiningeri, foi descoberto em 2006, a 5.400 metros de profundidade, na bacia de Angola. É minúsculo (0,5 milímetro).


O animal é um anfípode (que tem duas espécies de pés, tanto para saltar como para nadar). Ele é possivelmente de um gênero e espécie nunca descritos.


Nova espécie de molusco gigante, recentemente descoberto a noroeste do golfo do México. Tem duas vezes o tamanho de seu parente que já era conhecido por cientistas.


Nova espécie de medusa, que ganhou o nome de Bathykorus bouilloni, é comum a mais de mil metros de profundidade nas águas. Foram observadas centenas desses animais no Ártico.

INEDITISMO
Pela primeira vez, os cientistas brasileiros conseguiram realizar coletas a 1.100 metros de profundidade. Os brasileiros usaram um robô-mergulhador para fazer imagens do fundo do mar na Antartida.

CHEIO DE VIDA
O censo encontrou seres vivos em todos os lugares, mesmo em locais muito quentes ou em água do mar congelada. As águas da Austrália e do Japão são as campeãs em biodiversidade.

PLANETA ÁGUA
80% do planeta é coberto por mar. Animais como focas, baleias e gaivotas representam apenas 2% da diversidade nos mares. Bichos como camarões e caranguejos representam um quinto das espécies das águas.

MUNDO MINÚSCULO
A maioria da vida marinha é formada ?por microorganismos. Se a gente fosse fazer as contas, daria para dizer que o peso dos micróbios marinhos existentes equivale ao peso de 35 elefantes por pessoa no mundo!

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.