São Paulo, sábado, 17 de setembro de 2011

capa

Sobre duas rodas

Desafio para chegar à escola de 'magrela' é falta de ciclovia e de lugar para estacionar

BRUNO MOLINERO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para Weverton dos Santos, 13, todo dia é Dia Mundial Sem Carro. "Prefiro usar a bicicleta porque dá para cortar caminho. Chego na escola em menos de 10 minutos", conta.
No calendário, o dia sem automóvel é só na quinta (22). Mas muitas crianças já veem a magrela como meio de transporte. Para aumentar ainda mais esse número, o governo federal pretende distribuir 100 mil bicicletas para alunos, até o fim do ano. Em São Paulo, a prefeitura vai instalar mais de 900 paraciclos em escolas públicas. Enquanto isso não acontece, Weverton continua sem ter onde parar sua ''bike''. "Ah, eu deixo ali na rua mesmo."

É PERIGOSO
Natália de Souza, 7, encara com o pai a aventura de ir de ''bike'' à escola. "Mas é perigoso. Os ônibus passam perto." Para se proteger, Gianluca Moraes, 13, pedala pela calçada. "Tenho amigos que não vão de bicicleta porque os pais têm medo."

CICLOVIA OU CICLOFAIXA?
Elas são um pouquinho diferentes entre si: a ciclovia é um espaço separado da rua, normalmente por um murinho. Já as ciclofaixas são pintadas no asfalto mesmo, sem separação física entre as bicicletas e os carros.

Rio é melhor que São Paulo

Para ir à escola, os irmãos Felipe Pestalozzi, 10, Micael, 8, e Bianca, 7, costumam pedalar pelo Rio. "A gente vai pela ciclovia porque é mais seguro", diz Felipe. A cidade tem mais de 140 km de ciclovias. Mas em São Paulo é um pouco diferente. Os paulistanos têm apenas 35,7 km de ciclovias e 45 km de ciclofaixas de lazer. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) espera construir mais 55 km de ciclovias a partir de 2012. Para você ter uma ideia, a cidade tem mais de 860 km de ruas e avenidas! Segundo uma pesquisa feita pelo Metrô, em 2007, apenas 0,6% das viagens são feitas de ''bike''. Já em Amsterdã, na Holanda, esse número chega a 40%.

SE FOR PEDALAR, NÃO ESQUEÇA DE SE PROTEGER

CAPACETE
Com material refletivo, para ser visto à noite.

COLETE E REFLETIVOS DA "BIKE"
Também para proteção noturna.

LUVAS
Importantes para não machucar as mãos.

BUZINA E RETROVISORES
São itens de segurança no trânsito.

AVISE
Sempre sinalize com o braço quando fizer alguma manobra.

PELO CANTO
Ande pela lateral da via, nem na calçada nem perto dos carros.

RESPEITE AS LEIS
A "bike" não pode ir na contramão ou cruzar o farol vermelho.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.