São Paulo, sábado, 21 de maio de 2011

Capa

Brincar de imaginar

Para comemorar a Semana Mundial do Brincar, a Folhinha pega carona na fantasia

GABRIELLA MANCINI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Kiria dos Santos Lima, 5, distribuiu os papéis. "Você é o médico, você é a empregada, e eu sou o leão." Mais uma criança quis participar, quem ela será? "Você pode ser a Cinderela."
Mas, no meio da brincadeira, ops, foram parar em outro lugar. "Faz de conta que estamos numa casinha." A princesa virou filha, a coroa se transformou em panela. A mãe foi comprar remédio. Na volta, encontrou a casa bagunçada e reclamou com as filhas. "Não tem graça nenhuma. Vão ficar de castigo!" Que nada, foram todas mergulhar na banheira-mar.
No faz de conta, vale misturar personagens e cenários, ser adulto, ter poderes, morrer e reviver.
Às vezes, a fantasia é tão real que até nos confunde. Ao ver a enfermeira dando vacina em sua filha "chorona", Camila Vitali, 5, perguntou: "Vocês estão brigando de verdade ou de mentirinha?". Mas respirou aliviada, "ufa!", quando o choro se transformou em sorriso travesso.

IMAGINE
Brincar ajuda a criança a entender o mundo, conta Tânia Ramos Fortuna, do programa Quem Quer Brincar?. "É como se pudéssemos viver essas experiências por meio dos seres que inventamos, e crescer. Aprendemos com eles num ambiente protegido, onde quem manda é a criança", diz.

QUARTO DA FANTASIA
No quarto de Nicole Rosenthal Staufacar, 7, cobertor vira capa de princesa, beliche se transforma em torre, bicicleta vira carruagem e ela é Rapunzel, jogando seus cabelos lá de cima. Na sala, ela pega sua varinha de condão e se transforma no bruxo Harry Potter. "Subo na escada fingindo que é torre, fico apontando para os objetos fingindo que eles desaparecem."

SOPA DE LOBO
Alice Ligabue, 2, vivia falando do seu pavor de lobo, que via por todo lugar. Até que achou um jeito de liquidar o malvado. Um dia, na hora de comer, imaginou uma sopa de lobo. Desde então, a cada colherada, ela diz: "Agora, vou comer o braço do lobo; agora, o rabo; agora, a perna!". É brincando assim que a menina espanta o medo.

AO AR LIVRE
Uma falha num tronco de árvore é o suficiente para Nairê Paixão e Silva, 5, imaginar uma boca de fogão. Com uma "colherona" (galho comprido), o menino cozinhou várias "comidas" (folhas e flores). Perto dele, Maria Vitória Oliveira, 5, Joana Costa Ramos, 4, e duas amigas brincavam em uma árvore que servia de castelo. Quem sentava em um galho mais alto era a princesa. "Faz de conta que é uma torre."

MUNDO ADULTO
Na cabecinha de Rubi Assumpção, 9, a imaginação faz hora extra. Quando ela ajuda a mãe a regar as plantas, transforma-se em bombeiro e inventa que as "casas" (plantas) estão pegando fogo. No banho, sabonete, xampu e escova viram pai, mãe e filha. Rubi coloca todos para dormir, cobrindo-os com uma fronha.

HERÓIS E VILÕES
Milena Salerno, 8, se fantasia de Batman e vai cuidar dos amigos. Outras crianças preferem inventar heróis e vilões. Valentina Bonassi, 7, bolou a Superpé Gelado, para salvar quem não usa sapato. E Lorenzo Michelazzo, 9, criou o Homem-Cebola. "Ele é do mal. Solta raios de cebola que fazem os 'do bem' chorarem."

TRILHAS DA BRINCADEIRA

Nesta semana, praças e parques de São Paulo terão brincadeiras. Confira algumas dicas a seguir e a programação completa em www.aliancapelainfancia.org.br

Dia 22, às 10h, show do arte-educador Chico dos Bonecos no parque das Bicicletas (al. Iraé, 35, Moema).

De 23 a 26, atividades das 9h às 17h na Umapaz, no parque Ibirapuera. Agende pelo tel. 0/xx/11/5572-1004.

Dia 24, às 15h45, oficina de brinquedos voadores na Umapaz (tel. 0/xx/11/5572-1004).

Dia 28, às 10h, oficina de piões, cataventos e móbiles no Jardim Botânico (av. Miguel Estéfano, 3.031).

Dias 28 e 29, das 9h às 17h, gincanas e jogos no parque da Independência (av. Nazaré, s/ nº, Ipiranga).

FOLHA.com

CLIQUE AQUI!
Em www.folha.com.br/folhinha, você confere galeria de desenhos que as crianças fizeram a partir de suas brincadeiras de faz de conta.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.