São Paulo, sábado, 22 de dezembro de 2012

Capa

Rock em família

Banda Pequeno Cidadão, que reúne músicos e seus filhos, investe na guitarra em novo CD

Fotos Divulgação


ANDRÉA LEMOS
DE SÃO PAULO

A banda Pequeno Cidadão mistura pais, filhos e sobrinhos. É uma grande família. Ou um grande time. Vestidos com camisa de futebol, os músicos sobem hoje ao palco para lançar seu segundo CD, "Pequeno Cidadão 2", no Sesc Pinheiros.
A camisa azul e laranja que faz parte do figurino é do Arapuca Futebol de Várzea. O time existe de verdade e ganhou o campeonato paulistano de várzea (de jogadores não-profissionais) deste ano, com a ajuda de um dos guitarristas da banda, Daniel Scandurra, 24, como lateral direito.
Empolgado com a vitória, ele deu a ideia de vestir a banda com o uniforme.
O novo disco, com pegada mais rock do que o anterior, tem 14 músicas e o dedo das crianças em cada uma (ouça trechos no site pequenocidadao.com.br).
Quase todos os meninos e meninas são filhos dos músicos que criaram o grupo: Edgard Scandurra, 50, Taciana Barros, 47, e Antonio Pinto, 45.
O cantor e compositor Arnaldo Antunes integrava a primeira formação da banda, mas pendurou as chuteiras e neste disco faz participação especial na música "De Noitinha".
Nas duas apresentações de hoje (às 11h e às 15h), o público vai ouvir as 14 canções inéditas, acompanhadas por seus respectivos videoclipes, exibidos em um telão no fundo do palco.
Taciana -que é mãe de Luzia, 11, e de Daniel, o craque do Arapuca- adianta que o barulhinho bom começa com "Mamãe Tamo Chegando?", pergunta que as crianças costumam fazer quando entram no carro para viajar... A música é cantada por Estela Scandurra, 8, e foi criada por ela, seu irmão Joaquim, 13, e seu pai, Edgard, durante uma viagem da família.
Canções do primeiro CD também entram na lista dos shows. "Acho que a gente vai tocar 'Sol', 'Pequeno Cidadão' e mais alguma que o público pedir", conta Taciana.

"É muito prazeroso fazer esse trabalho com as crianças, mas há uma certa tensão. Tento um meio termo, entre pai cuidadoso e músico exigente."
EDGARD SCANDURRA, 50
guitarrista e um dos criadores da banda Pequeno Cidadão

"Não é difícil decorar as letras para cantar nos shows. Para treinar, a gente escuta o CD e fica cantando."
ESTELA SCANDURRA, 8
filha de Edgard, compositora, cantora e dançarina da banda

"Nosso primeiro CD tinha letras com repetições, era para crianças pequenas. Como agora elas cresceram, este novo conta mais histórias."
NINA KOHL, 13
sobrinha de Taciana Barros, uma das criadoras da banda. Nina faz apresentação de circo nos shows

CURIOSIDADES DO CD

Conheça a história de músicas do Pequeno Cidadão

"Mamãe Tamo Chegando?"
Canção que abre o show. Foi criada em viagem para Paraty, no Rio. Estela, 8, e os irmãos não paravam de fazer aos pais essa pergunta, que virou o refrão.

"Todo Dia"
Manuela, 12, compôs "Todo Dia" com o pai, Antonio. "Ele pediu para eu fazer uma música com as palavras 'todo dia'. Criei a história da menina e do menino que se gostam."

"Ficar Estranho"
Essa também foi "encomendada". Estela, filha de Scandurra, lembra: "Meu pai pediu para eu escrever uma música com a palavra 'estranho'. Aí eu fiz".

"Sk8"
Fala de manobras de skate e da sensação de deslizar sobre quatro rodinhas. A música vai se desdobrar em livro, a ser lançado em março do ano que vem.

"Pirou na Batatinha"
Taciana conta a origem da música: "Eu e a [minha filha] Luzia começamos a fazer rimas do tipo 'pudim' e 'pinguim'. Aí pensamos: 'Nossa, piramos na batatinha!'".

"Língua do P"
Luzia, 11, e a mãe falam na língua do P quando não querem que o pai da menina entenda. Isso deu ideia para a música "Língua do P". Descubra o que elas cantam!

ARNALDO ANTUNES
Ex-músico dos Titãs, criou o Pequeno Cidadão com os três atuais integrantes, mas deixou o grupo. No segundo CD, faz uma participação especial: canta "De Noitinha" com Tomé, 11, seu filho, e Sebastião, 1, filho de Antonio Pinto.

CARLINHOS BROWN
O músico baiano também é convidado do "Pequeno Cidadão 2". Canta "Abre a Nuvem". Cerca de 20 crianças e jovens da Associação Pracatum, criada por Brown, fazem percussão e coro.

'PEQUENO CIDADÃO 2' - SHOW DE LANÇAMENTO
QUANDO Hoje, às 11h e às 15h
ONDE Teatro do Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, Pinheiros; tel. 0/xx/11/3095-9400)
QUANTO R$ 3 a 12 (checar antes se há ingressos)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.