São Paulo, sábado, 23 de março de 2013

Exposição

Oca do papa

Objetos do Vaticano, 'casa' do chefe da igreja, ficarão expostos até o fim do mês

BRUNO MOLINERO
DE SÃO PAULO

Quem entra na Oca, em São Paulo, logo vê dois bonecos com uma roupa esquisita. Parece que eles saíram do circo, mas esse é o uniforme da Guarda Suíça, que faz a segurança do papa.
Eles não estão no Brasil para proteger o papa Francisco, eleito no dia 13, mas para abrir a exposição "Esplendores do Vaticano".
A mostra apresenta 200 objetos históricos da igreja e cria até uma versão digital da capela Sistina, com a ajuda de cinco projetores. A "Folhinha" fez uma visita e escolheu um roteiro com as obras mais interessantes para crianças.
A Oca (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, no parque Ibirapuera) fica com a exposição até o dia 31, das 10h às 20h. Os ingressos custam de R$ 10 a R$ 20.

PIETÀ
Quer dizer piedade em português. É uma estátua com Maria segurando Jesus morto. A original está no Vaticano, mas uma réplica de mármore do mesmo tamanho faz parte da exposição.

MÃO DO PAPA JOÃO PAULO 2º
A mostra tem uma sala só para o papa João Paulo 2º, morto em 2005. Umas das peças mais curiosas é a réplica de sua mão, feita com bronze, que pode ser tocada pelos visitantes. O molde também está exposto. Dá para por sua mão em cima e descobrir se a dele era maior do que a sua.

ATELIÊ DE MICHELANGELO
Antes de passar pela capela Sistina digital, o visitante pode conferir uma sala que recria os esforços de Michelangelo para pintar a igreja. Nela, andaimes, baldes e outros materiais chegam pertinho do teto, onde é possível ver uma das pinturas mais famosas da capela: "A Criação de Adão", que mostra Deus criando o primeiro homem.

GUARDA SUÍÇA
Logo na porta, dois bonecos com essa roupa dão as boas-vindas aos visitantes. O desenho original do uniforme dos seguranças do papa é atribuído a Michelangelo, que pintou a capela Sistina.

NA INTERNET
CLIQUE AQUI
Em folha.com/folhinha, veja galeria de fotos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.