São Paulo, sábado, 23 de junho de 2012

capa

Eles curtem

Milhões de crianças usam o Facebook; a rede social estuda deixar os pais vetarem amizades

Fotos Alessandro Shinoda/Folhapress
No sentido horário, Ana, Fabrício, Camila, Amanda, Bianca e Gustavo, o único da turma que não tem Facebook

ANDRÉA LEMOS
DE SÃO PAULO

Gabriela Hallage tem dez anos, mas a prima que criou sua conta no Facebook colocou que ela tinha 32. Pedro Lucena também tem dez, só que, para a rede social, sua idade é 20.
Assim como Gabriela e Pedro, estima-se que milhões de usuários do Facebook no mundo tenham menos de 13 anos. Só nos Estados Unidos, são mais de cinco milhões, segundo a revista "Consumer Reports", de tecnologia. Como essa é a idade mínima exigida pelo site para o cadastro, crianças inventam datas de nascimento que as deixem com 13 ou mais.
O "Wall Street Journal" (jornal norte-americano) divulgou no início do mês que o Facebook estuda ferramentas para que os pais possam controlar os filhos na rede. Eles poderiam, por exemplo, autorizar ou não solicitações de amizade aos filhos e decidir a que jogos e outros aplicativos as crianças teriam direito.
O Facebook não responde se abrirá a menores de 13, mas admite ser difícil controlar o acesso de crianças. Além disso, entrou numa campanha contra o bullying (violência entre colegas) lançada pelo Cartoon, canal infantil. Na versão norte-americana, o site traz vídeo em que o presidente Barack Obama se dirige também às crianças.
Há comunidades de relacionamento para crianças como o brasileiro Migux e o Club Penguin, da Disney (veja pág. 6). Amanda Lopes, 10, conta que usava o Penguin, mas enjoou. "Queria falar com amigos e, no Penguin, a gente tem que escolher frases numa telinha."
Gustavo Willis, 10, também gosta de falar com amigos no Facebook. Ele não tem conta, porque a mãe não deixa, mas usa as dos primos. "Fico no chat." Para a mãe, Joyce, há bate-papos mais seguros, como Skype e MSN. "Crianças não têm maturidade para redes sociais de adultos. E entram no Facebook mais pra dizer que estão lá do que pra falar com amigos."

Bruno, 10, o 'facebuqueiro'

DE SÃO PAULO

Bruno Luka tem dez anos (no Facebook, 14) e é um "facebuqueiro", como ele mesmo diz. Assim como a maioria das crianças, usa o site para manter contato com os amigos, só que faz isso de forma especial. Já criou 20 grupos para compartilhar o que gosta. O mais conhecido é "O Reino dos Dragões", com 40 participantes, que podem se informar principalmente sobre dinossauros. Antes de escrever, Bruno pesquisa em vários sites para achar novidades. O trabalho rende elogios da professora de informática, Alessandra Robles, que acompanha o garoto na rede. Ela diz que a escrita dele tem melhorado. (AL)

Quem criou o perfil no 'face'?

PEDRO LUCENA, 10
Minha mãe disse que eu só podia fazer quando tivesse dez anos. Aí, neste ano, eu pedi para o meu tio criar meu perfil. Ele colocou que eu tinha 20 anos.

ANA LUIZA VENTURINI, 9
Minha mãe tinha Facebook e meu irmão criou um para ele. Depois disso, fiquei com vontade de ter e minha mãe fez para mim.

FABRÍCIO V. SILVA, 10
Criei na casa de um amigo, sem meus pais saberem. Eles disseram que eu iria ter que apagar. Falei para inventarem a senha do meu perfil e não me contarem. Aí, só usava quando eles abriam. Agora já tenho a senha.

Como é o acordo com os pais?

GIULIA CAPARICA, 9
Meu pai disse que tem gente que se passa por criança no Facebook. Falou pra tomar cuidado com quem adiciono e pra não colocar informações sobre minha vida.

GABRIELA HALLAGE, 10
Eu usava a foto de um cachorrinho no meu perfil. Agora, minha mãe deixa eu colocar a minha foto.

FABRÍCIO SILVA, 10
Minha mãe é minha amiga no Facebook. Ela entra para ver quem eu adiciono e já classificou meus amigos entre `melhores amigos' e 'família'.

AMANDA LOPES, 10
Meus pais disseram para eu tomar cuidado, não escrever besteira e que não colocar meus dados.

O que você faz na rede social?

PIETRA CAMPANILE, 10
Uso pra várias coisas, até para estudar. Um dia fiquei revisando inglês com uma amiga pelo bate-papo.

GUSTAVO WILLIS, 10
Minha mãe não deixa eu ter Facebook, mas uso o dos meus primos. Só fico no chat, conversando com meus amigos.

BIANCA ALBINO, 10
Eu uso para falar com minha amiga que mora no México, ver fotos e compartilhar coisas boas, que não são de terror.

CAMILA BARROS, 10
Gosto de conversar com os amigos, ver coisas e postar mensagens e fotos engraçadas.

O que bomba com as crianças

O que as crianças mais curtem são as mensagens engraçadas. Um sucesso é o clipe das empreguetes, da novela "Cheias de Charme" (Globo).

Entre os jogos de sucesso está "CityVille", em que os jogadores constroem cidades e podem visitar a dos vizinhos. Fabrício diz que é "viciante".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.