São Paulo, sábado, 23 de outubro de 2010

capa

Pergunte ao sabe-tudo

Saiba como é feito um dicionário e por que as palavras entram e saem desse famoso livrão

GABRIELLA MANCINI
DE SÃO PAULO

As palavras "blogar", "tuitar" e "nerd" estão cheias de prosa. Depois de andarem na boca do povo, em livros e em jornais, foram parar no dicionário, aquele livrão que explica o significado das palavras.
É que o dicionário quer sempre se manter atualizado, como um espelho de como falamos e escrevemos. "Ele registra verbetes que representam as necessidades linguísticas da comunidade que os criou, em um momento retratado. É como se 'congelasse' as palavras", diz Marcelo Módolo, professor de filologia e língua portuguesa da USP.
Mas a língua é "viva" e muda o tempo todo. "Por isso, quando acabamos a edição de um dicionário, já retomamos o trabalho para a próxima", conta Valéria Zelik, editora do dicionário Aurélio.
Por exemplo, o Aurélio incluiu palavras como "bullying", "pet shop", "balada", "chocólatra", "bandeide", "chef" e "tuitar". Já o dicionário Houaiss registrou as palavras "botox" e "motobói"; "nerd" e "geek" também entrarão logo.

COMO É FEITO
Dá um trabalhão fazer um dicionário. Para escolher que palavras entram, é feita uma pesquisa em textos escritos e na linguagem falada. Cada palavra precisa aparecer um mínimo de vezes.
Depois de selecionar os termos e organizá-los por em ordem alfabética, eles viram um verbete (pequeno texto do dicionário). Mário Villar, coautor do Houaiss, conta que levou 15 anos preparando a primeira edição, com 200 pessoas (editores, revisores, lexicógrafos). Não sabe o que significa "lexicógrafo"? Vá correndo olhar no dicionário!

Fonte: Ieda Maria Alves, professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP (Universidade de São Paulo).



AURÉLIO = DICIONÁRIO
No Brasil, o dicionário mais famoso é o de Aurélio Buarque de Hollanda. Ele foi o primeiro grande dicionário da língua portuguesa, com mais de 115 mil palavras. O autor, que completaria cem anos em 2010, ficou tão conhecido que o nome "Aurélio" virou sinônimo de dicionário.

"DICTIONARIUM"
E o que significa a palavra "dicionário"? Vem do latim "dictionarium". Dicionário é um livro de referência onde se encontram palavras e expressões de uma língua, organizadas em ordem alfabética.

CARTÃO VERMELHO
Se uma palavra sai de uso por muito tempo, pode ser excluída do dicionário. Mas "disquete" e "videocassete" continuam nele, mesmo representando objetos que ficaram velhos. Isso porque muita gente ainda tem esses aparelhos, que são citados em vários materiais escritos. As exclusões, em geral, são de termos técnicos que se alteram. Um exemplo é "sistema digestivo", que saiu de alguns dicionários quando passou a se chamar "digestório".

PÁGINAS DE ARGILA
Os primeiros dicionários são bem antigos. Os sumérios, por exemplo, desenvolveram o seu por volta de 2600 a.C. (antes do nascimento de Cristo). Eles escreveram as palavras em argila! Já o primeiro dicionário em ?língua portuguesa foi feito no século 16.

CHEF
Há verbetes que têm uma palavra correspondente em português, mas, mesmo assim, entram em inglês por serem muito usados; outro exemplo é "bullying

AVATAR
Algumas palavras já existiam, como avatar, mas agora entraram no Aurélio com novo significado; (avatar é também personagem de jogos eletrônicos).

CHOCÓLATRA
Gírias normalmente ficam em "quarentena", ou seja, em observação. Se "pegarem", também entram no dicionário; outro exemplo é a palavra "balada".

TUITAR
Termo que veio do inglês e ?foi "aportuguesado"; outros exemplos são "blogar" e "deletar".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.