São Paulo, sábado, 24 de novembro de 2012

CAFUNÉ

Faça você mesmo

CLARICE REICHSTUL
COLUNISTA DA FOLHA

Quem sabe fazer uma pipa? Do zero? Fazer um pão? Pregar um botão? Plantar uma muda? E fazer iogurte em casa? Dá pra fazer? Dá, ué! O problema é que a maioria das pessoas que mora em cidade quase não usa roupas com botão, não faz a própria comida e, no final das contas, não empina pipa, porque ela pode se enroscar nos fios de alta-tensão e aí, babau.
Perdemos a habilidade para fazer as coisas com as próprias mãos porque não precisamos desse tipo de conhecimento e de trabalho e não o valorizamos. Se perguntarmos na rua, dirão que conhecimento se aprende em livros, no computador, na escola -em que usamos muito a cabeça, mas pouco as mãos.
Mas, se não as treinarmos, vai ficar faltando um pedaço. E, acreditem, tem muito adulto maneta quando o assunto é se virar. Para resolver esse problema da existência urbana contemporânea, façam como uns caras que, nos anos 70, resolveram fazer música sem saber tocar instrumentos, os punks. Eles descobriram que podiam fazer as coisas. Como? Fazendo, oras!
Façam vocês mesmos! Aprendam a fazer arroz e feijão, vejam como se coloca uma linha na agulha, montem carrinhos, toquem mesmo sem saber tocar, entendam para que serve as ferramentas da caixa de ferramentas, brinquem de construir, façam programas de rádio e filmes. Peguem o mundo com as mãos, que ele aguenta!

Texto Anterior | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.