São Paulo, sábado, 25 de fevereiro de 2012

capa

Terra de minhocas

Livro narra aventura e importância desse bichinho melequento

Gabo Morales/Folhapress
O garoto Micah Spínola, 1, brinca com terras e minhocas

MARCOS DÁVILA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Elas podem causar nojo e curiosidade, despertar medo e simpatia. Uma coisa é certa: nenhuma criança fica indiferente diante das minhocas. Será que é porque elas vivem debaixo da terra? Pode ser.
Mas, decerto, há uma boa razão para conhecer esses seres mais de perto: as minhocas podem transformar lixo orgânico (restos de comida) em adubo (produto que deixa as plantas mais fortes).
Portanto, esses bichos acabam sendo uma verdadeira lição de ecologia.

DANADINHA
Foi pensando nisso que a jornalista Raquel Ribeiro, 43, escreveu seu primeiro livro infantil, "A Fuga das Minhocas", que acaba de ser lançado pela editora Nova Alexandria (R$ 35).
Na obra, ela conta a história da espevitada minhoca Ana Beatriz de Souza e Souza, que resolve conhecer a cidade grande.
Chegando lá, ela encontra outros habitantes, como baratas, ratos e mariposas. Através desses bichos muitas vezes desprezados, a escritora aborda questões importantes como o destino do lixo, a poluição dos rios e a produção de alimentos por indústrias.
Além das aventuras da minhoca Ana Beatriz, o livro traz um guia sobre restos orgânicos (como folhas, casca de frutas e restos de legumes). É isso o que as minhocas comem.
Elas transformam esses materiais em húmus, um adubo natural que deixa a terra mais rica e ajuda no crescimento das plantas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.