São Paulo, sábado, 25 de agosto de 2012

literatura

O amigo do saci

Especialista no pretinho de uma perna só lança livros sobre lendas

MARCELO JUCÁ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Pretinho de uma perna só, usa gorro vermelho e fuma cachimbo. Não é difícil adivinhar, falamos do saci-pererê. O personagem é conhecido por fazer travessuras e proteger as florestas.
Na última quarta, foi o Dia do Folclore, que comemora a tradição das lendas populares do país, entre elas a do saci.
Ele e outros mitos têm a vida narrada na coleção "Mitologia Brasílica" (ed. Liz, R$ 30 cada um dos seis livros). Além do saci, o autor, Mouzar Benedito, fala do curupira, do lobisomem e da mula sem cabeça, entre outros.
Para o escritor, que é fundador da Sociedade dos Observadores de Saci, o personagem é o que melhor representa o povo brasileiro. "É alegre, ajuda os necessitados e é protetor do ambiente."
Por isso, diz, todo mundo gosta dele e de suas histórias. Ele já aprontou muitas travessuras em textos de Monteiro Lobato, Ziraldo e Mauricio de Sousa (que também lança uma coleção de folclore; leia na pág. 7). De tão famoso, tem um dia só dele: em 31 de outubro, algumas cidades comemoram o Dia do Saci.
Além disso, é candidato a mascote oficial da próxima Copa do Mundo, no Brasil. Para Benedito, "amigo do saci", ele vai despertar a curiosidade de quem não conhece a sua história e, mesmo não tendo uma das pernas, vai bater um bolão!

SACI
Tem uma perna só, usa gorro vermelho e faz travessuras, como dar nó na crina dos cavalos.

CURUPIRA
Tem cabelos vermelhos, dentes verdes, pés virados para trás e corre tanto que é difícil vê-lo. Protege as florestas.

BOITATÁ
Este ser, cujo nome quer dizer cobra de fogo na língua dos índios, protege os campos contra quem os incendeia. Apesar do corpo flamejante, mora nos rios.

IARA
Sereia que protege os rios e as lagoas. Metade peixe, metade mulher, sua beleza deixa os homens apaixonados. Costuma aparecer e cantar para os pescadores. Quem ouve seu canto é atraído a seguí-la até o fundo das águas e nunca mais volta.

LOBISOMEM
Homem que vira lobo? São muitas as versões. Uma delas é a de que Zeus, deus grego, foi jantar com o rei Licaon e lhe serviram carne humana. Como castigo, transformou o rei em lobo.

MULA SEM CABEÇA
A lenda diz que a criatura surgiu do amor de um padre. Como padres não podem namorar, a moça foi condenada a viver no corpo da mula sem cabeça. Em alguns lugares, é chamada de burrinha do padre.

Chico Bento pega o danado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mauricio de Sousa presta homenagem aos mitos com o lançamento de "Brincando de Folclore". A coleção reúne personagens como o saci, o curupira e o boto-cor-de-rosa em aventuras com a Turma da Mônica. Ao todo são 50 volumes (ed. Girassol, R$ 9,99 cada um), que incluem um livro em formato pop-up (quando a ilustração parece sair da página) e um de atividades com adesivos. No primeiro da série, o saci resolve aprontar para cima dos fazendeiros, mas acaba se dando mal porque Chico Bento sabe como pegar o danado. Mauricio participa do lançamento hoje, às 16h, na livraria Saraiva do shopping Center Norte (0/xx/11/2252-2110). (MJ)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.