São Paulo, sábado, 26 de março de 2011

figura

Voz nas alturas

Mais jovem soprano do Brasil, garota se prepara para gravar seu primeiro disco

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Todos os dias, Paula Eduarda faz exercícios abdominais. O objetivo não é ficar com a barriga sarada, mas fortalecer a voz.
É que os exercícios ajudam a "sustentar" a nota (cantar sem tremer a voz). "Essa é uma das maiores dificuldades do canto lírico", explica Paula, a mais jovem soprano no Brasil.
E o que é soprano? "É uma mulher ou menina que canta muito agudo (fino) e canta lírico. É o que as pessoas conhecem como ópera", conta.
Para passar de cantora de chuveiro a soprano nos palcos, Paula estuda canto lírico desde os oito anos. Também toca piano, violino e guitarra.
Ela já se apresentou pelo Brasil e participou de musicais e de programas de TV. Na televisão portuguesa, foi comparada à cantora escocesa Susan Boyle, que surpreendeu com seu talento num show de calouros.
Neste semestre, a soprano entra em estúdio para gravar o primeiro disco. De cara, já sairá com um CD duplo. Mas ainda canta no banheiro, principalmente músicas de Britney Spears, Lady Gaga e Black Eyed Peas. (GABRIELLA MANCINI)

RAIO-X
Nome: Paula Eduarda Chine Miguel
Idade: 13 anos
Onde mora: Guarulhos (SP)
Assunto: música

As vozes da ópera
Nunca chame um cantor de ópera de contralto ou uma cantora de tenor! Conheça os nomes usados para as vozes femininas e masculinas do canto lírico.




Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.