São Paulo, sábado, 27 de novembro de 2010

ciência

Se eu fosse uma aranha...

... teria oito patas e seria craque em sentir vibrações

LUISA MASSARANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A teia da aranha tem fio fino como um fio de cabelo. Mas é tão resistente que cientistas buscam há tempos fazer algo parecido em laboratório. Para as aranhas, é moleza: a substância sai naturalmente da barriga e, com suas oito patas, tecem uma teia.
São teias de formas e complexidades diferentes. Depende da espécie de aranha. Também depende da quantidade de comida por perto. Em situações com comida farta, elas fazem teias mais simples.
Um bicho desavisado que passar por perto da teia corre alto risco de acabar seus dias preso nos fios grudentos, antes de ser devorado. Se a aranha estiver sem fome, não faz mal! Empacota a iguaria em um casulo de seda para se deliciar mais tarde.
E há outros usos para a teia. Há espécies que fazem emaranhados em que parte é para se esconder e parte para caçar. Com o fio, criam ainda bolsas para colocar os ovos.
Nem toda aranha tece teias. A papa-moscas, por exemplo, invade teias alheias e come outras aranhas. Esperta, é capaz até de fingir que é um inseto que caiu na teia e, quando a aranha vem toda contente, nhoc.
Esses animais só conseguem ingerir líquidos. Por isso injetam uma substância nas presas, que se dissolvem por dentro. Aí saboreiam um delicioso suco de inseto!

Boa memória
Dizem que as aranhas têm boa memória: cientistas mostraram que, se eles roubarem aquele "piquenique" armazenado, elas ficam malucas procurando o "lanche".

Muitos parentes
Há cerca de 40 mil espécies de aranha, distribuídas em umas 110 famílias. São encontradas nos quatro cantos do mundo, exceto na Antártida.

Viúvas gulosas
Muitas aranhas são venenosas. Mas em geral só atacam quando se sentem ameaçadas. As aranhas mais venenosas são as viúvas-negras. São chamadas assim porque as fêmeas devoram o macho logo após o ato de reprodução. Glupt!

Visão e vibração
Há aranhas que têm a visão aguçada. Mas outras são craques em perceber as vibrações. Na teia, na água ou no chão, elas têm uma supersensibilidade para as vibrações de qualquer coisa que passe por perto: a refeição do dia, a aproximação do inimigo ou o parceiro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.