São Paulo, sábado, 28 de maio de 2011

Mundo

Na cidade dos bonecos

O escritor Fábio Sombra fala dos bonecos de todos os tipos que colorem e divertem Praga

FÁBIO SOMBRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Caminhar pelas ruas de Praga, capital da República Tcheca, é como entrar no mundo dos bonecos.
Nas praças e, principalmente, ao longo da famosa ponte Carlos 4º surgem artistas de rua manipulando marionetes. Os bonecos estão também em apresentações de teatro, em salas da cidade.
Numa dessas esquinas, um senhor exibia uma marionete que "tocava" violão. O som, previamente gravado, saía de uma pequena caixa de som.
Mesmo podendo ver claramente as mãos do manipulador e o emaranhado de fios que se mexiam, parecia que o boneco tocava de verdade.
Centenas de outros bonecos estão espalhados por lojinhas, mercados e barraquinhas de camelôs do centro histórico da cidade. Há reis, rainhas, princesas, cavaleiros, dragões, bobos da corte, diabos, ogros e bruxas ""em diferentes formatos e tamanhos, todos coloridíssimos.
"As marionetes mais simples só possuem movimentos nos braços e pernas", diz a artesã Eva Horáčková, que há anos fabrica bonecos. "Já as mais sofisticadas conseguem fazer movimentos laterais com a cabeça, abrir e mover até mesmo as sobrancelhas."
Ela explica também por que as marionetes possuem mãos e cabeças maiores do que o corpo. "Essas são as partes que melhor expressam os sentimentos e os gestos."
A paixão dos tchecos pelas marionetes é contagiante. Lá os bonecos são populares até na TV. Uma das mais famosas séries de TV para crianças é protagonizada pelos bonecos Hurvinek e seu pai, criados nos anos 20 por Josef Skupa.

FÁBIO SOMBRA é escritor e ilustrador, autor de "A Lenda do Violeiro Invejoso" (ed. Rocco) e "Treze Casos de Violas e Violeiros" (ed. Escrita Fina). Ele foi a Praga para pesquisar sobre os contos populares.

FOLHA.com

CLIQUE AQUI!
Leia mais sobre marionetes em www.folha.com.br/folhinha.

TERRA DOS MAMULENGOS
Você sabia que aqui no Brasil nós temos também uma importante cultura popular ligada aos espetáculos teatrais com bonecos? São os mamulengos, muito populares no Nordeste, principalmente em Pernambuco.

COMO ELES GANHAM VIDA?
As partes móveis das marionetes são atadas a fios de cor negra, ligados ao "controlador". Os controladores mais sofisticados acionam até sete ou mais ações diferentes. Quem manipula os bonecos fica acima do palco, geralmente usando roupas negras para não ser visto pela plateia.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.