São Paulo, sábado, 28 de agosto de 2010

história

100 anos de futebol

Criado em 1910, Corinthians faz aniversário no dia 1º de setembro; confira melhores (e piores) momentos do time

EDSON VALENTE
EDITOR-ASSISTENTE DE IMÓVEIS

Quantas coisas você faria em cem anos? Parece uma eternidade, não é mesmo? Pois essa é a idade que o clube mais popular de São Paulo vai completar no seu próximo aniversário, no dia 1º de setembro.
De fato, foram muitos os acontecimentos desde 1910, quando operários fundaram o Sport Club Corinthians Paulista, que hoje reúne 18 milhões* de corintianos.
Não é à toa que essa torcida é chamada de "Fiel" -e diz se orgulhar de ser sofredora. A paixão da torcida corintiana aumenta principalmente nas grandes dificuldades, como nos 23 anos que o time enfrentou sem conquistar um título importante -de 1954 a 1977.
Ela não mede esforços para acompanhar a equipe. Em 1976, mais de 70 mil fanáticos viajaram até o Rio e invadiram o Maracanã para assistir a um jogo do Campeonato Brasileiro. Debaixo de muita chuva, o Corinthians venceu a partida nos pênaltis -e na raça.
Em 2007, o Timão viveu uma de suas piores crises ao cair para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Empurrado pela torcida, que adotou o lema "Eu nunca vou te abandonar" e passou a se denominar um "bando de loucos", deu a volta por cima em 2008.
Com uma galeria de craques nesses cem anos, hoje um dos destaques é o atacante Dentinho, 21, formado nas categorias de base do clube. Corintiano assumido, ele desperta um carinho especial na torcida.
A Folhinha reuniu um bando de cinco "louquinhos" para entrevistar o atacante. Confira abaixo -e leia mais em www.folha.com/folhinha.

* Dado de pesquisa nacional do Datafolha; o número não inclui menores de 16 anos.

"Sou corintiano desde pequeno. Antes de começar um jogo do Corinthians, estendia minha camiseta do time na frente da TV e rezava para ele ganhar."
DENTINHO

DENTINHO
Bruno Ferreira Bonfim estreou no time profissional do Corinthians em 2007. O jogador marcou o gol número 10 mil da história do clube em março deste ano, contra o Santo André.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.