São Paulo, sábado, 30 de junho de 2012

Capa

Apertem os cintos

Série de livros ensina jeito diferente de viajar

MARINA DELLA VALLE
DE SÃO PAULO

O nome da coleção é "Proibido Para Adultos", mas com certeza haverá marmanjos disputando os livros com as crianças. Isso porque não há idade para ser curioso, e neles não faltam curiosidades sobre quatro grandes metrópoles e destinos turísticos do globo: Paris, Londres, Nova York e Roma.
A série, publicada pela Globo Livros no Brasil, foi feita pela Lonely Planet, editora especializada em guias e livros de viagem. Todos os volumes trazem um aviso: "Este livro não é um guia de viagens". E não são mesmo. Eles contam o que há de curioso em cada uma dessas cidades em aspectos variados: história, arquitetura, língua, comida (veja exemplos nestas páginas). As ilustrações fazem piadas com essas informações. Ou seja, não é preciso estar viajando ou ter viajado por esses destinos para aproveitar a leitura. E a viagem fica mais interessante com eles.
Afinal, chegar à praça Trafalgar, em Londres, e olhar para a coluna de Nelson é mais divertido quando se sabe que o homem sem um braço em cima do pedestal morreu ao vencer a batalha naval de Trafalgar, em 1805, contra a Espanha e a França, na época de Napoleão. E que seu corpo foi para a Inglaterra dentro de um barril de conhaque.

"COLEÇÃO PROIBIDO PARA ADULTOS"
QUANTO R$ 34,90 (cada um)
INDICAÇÃO A partir de 5 anos

Com tantos gatos em Roma, eu iria pra lá

LYGIA FALAVIGNA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os livros da coleção ["Proibido Para Adultos"] são ótimos porque são para crianças e com muitas piadas, como a da múmia [no Museu Britânico] que fala "Quero sair daqui!" e o gato múmia fala "Eu também!". É muito engraçado. Os livros vão mostrar curiosidades sobre os lugares que você escolher. Eu, por minha opinião, gostaria de ir a Roma. Com tanto gato, iria para lá mesmo.

LYGIA FALAVIGNA, 10, é filha de Marina Della Valle, repórter de "Turismo" da Folha



PARIS

CATACUMBAS
A alguns metros abaixo do nível da rua estão os ossos de mais de seis milhões de pessoas. As catacumbas, de 200 anos, podem ser visitadas.

HAJA CACHORRO
A cidade tem cerca de 300 mil cachorros. Nos trens e metrôs, os maiores, que não cabem na bolsa, pagam meia passagem.

ASPARGO
Quando a Torre Eiffel foi inaugurada, em 1889, ganhou o apelido de "aspargo (vegetal comprido com uma ponta fina) de metal" . Na época, muita gente não gostou da obra.

NOVA YORK

COMIDA
Pepinos em conserva têm um lugar de destaque nas preferências dos nova-iorquinos. E também a pizza, o hambúrguer e os cookies de chocolate.

LIBERTAS
A estátua da Liberdade foi um presente da França para os Estados Unidos. Ela saiu da Europa dividida em 350 pedaços. O quebra-cabeça foi montado em quatro meses.

RÁPIDO DEMAIS
Em 1899, um taxista foi multado por excesso de velocidade. Ele estava a 19 km/h e o policial o alcançou de bicicleta.

LONDRES

DE CABELO EM PÉ
O movimento punk nasceu em Londres. Os cabelos em pé são uma forma de se rebelar contra as regras sociais. Para o cabelo ficar daquele jeito, os punks usam sabonete, gel e até cola!

SÓ FALTA FALAR
O chef Jamie Oliver tem um clone. Assim como Pelé e Ayrton Senna. Parecem de verdade, mas são estátuas de cera, expostas no Madame Tussauds Museum.

NEM COM MAGIA
A Plataforma 9 1/2 existe, só não dá passagem para a escola de bruxaria de Hogwarts. Ela fica na estação King's Cross, entre as plataformas 9 e 10.

ROMA

CIDADE DO MIAU
Gatos e cachorros têm direito à bênção de padres em Roma. Ali, esses bichos são protegidos por lei.

MENOS GELADO
Gelato é o típico sorvete italiano. É famoso porque tem menos gordura, menos ar e é mais cremoso. É servido semicongelado.

CUIDADO!
Essa é a Bocca della Verità (Boca da Verdade). Segundo a lenda, a boca morde e arranca a mão de quem mente.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.