São Paulo, sábado, 30 de julho de 2011

capa

Minha vida é uma viagem

Pegue carona com famílias que vivem mudando de lugar

ANNA CAROLINA CARDOSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cair na estrada, conhecer lugares novos, percorrer longas distâncias. Coisa de quem está de férias, certo? Nem sempre. Há crianças que, por causa do trabalho dos pais, sempre mudam de lugar. Em vez de levar uma mala, levam a casa inteira. Conheça a história de algumas dessas crianças.

No balanço do mar
A casa de Igor Gandelman, 4, é o veleiro Plankton. Os pais dele trabalham levando pessoas em viagens. E Igor já é experiente: atravessou o Atlântico e conheceu muitos lugares. "Uma vez a gente entrou em um vulcão e viu lava", conta ele, que ainda ajuda o barco a ancorar.
Na "casa" do Igor, os armários precisam de redes para as coisas não caírem quando o veleiro balança. A casa é cheia de surpresas. "Durmo em cima de um supermercado", diz. É que debaixo do colchão ficam guardados os alimentos da família.

No picadeiro
As irmãs Tifany, 5, e Tchielsy Farfan Leite, 12, têm pouco espaço no trailer onde moram, no Big Brothers Cirkus, mas não gostariam de morar em outro lugar. O pai delas é trapezista, e a mãe, dançarina.
Quando crescer, Tifany quer se apresentar no trapézio, com bambolê e cama elástica. "Agora eu só entro para dar tchau no final", diz. Tchielsy já participa da dança e aprende trapézio com o pai.
Mas nem tudo é divertido. A melhor amiga de Tchielsy, por exemplo, foi morar em outra unidade do circo e as duas só se veem pela internet.
Já os gêmeos Rodrigo e Sofia Bortoluzzi, 5, estão em sua primeira turnê pelo Brasil desde dezembro. Eles viajam em um carro com o grupo Trio Pirathiny. Suas aventuras são contadas no blog triopirathiny.blogspot.com. Rodrigo adora conhecer os hotéis onde ficam hospedados.

ESTUDAR
Igor ainda não vai à escola. No futuro, vai estudar pela internet e em escola normal quando estiver ancorado. Sofia e Rodrigo também não estudam. Quando acontecer, os pais planejam ficar um ano viajando e um ano parados. Já as outras crianças têm vagas garantidas por lei em escolas públicas.

Parque no quintal
A internet é a melhor amiga de quem vive na estrada. É assim que as irmãs Pérola, 11, e Ágatha Christie Araújo, 14, se comunicam com os amigos. Elas viajam desde que nasceram porque os pais trabalham no parque de diversões Imperial. Como sempre viajam pelo sul, elas reveem os amigos. "O ruim é ter de se despedir toda hora", diz Ágatha.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.