São Paulo, quinta, 5 de novembro de 1998
 


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGUNDA FASE
Raciocínio matemático é a prova mais longa e com peso maior na média final
Neste domingo acontece a última prova da FGV

RODRIGO DIONISIO
free-lance para a Folha

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) realiza no próximo domingo, dia 8/11, as provas da segunda fase do vestibular para o primeiro semestre de 99. Os 718 candidatos aprovados na primeira fase concorrem a 150 vagas do curso de administração de empresas e a 50 de administração pública. A abertura dos portões está prevista para 8h30.
O exame consiste em três provas discursivas e tem início às 9h30. Todos os candidatos fazem as provas no prédio-sede da Eaesp (Escola de Administração de Empresas de São Paulo), na FGV, com entrada pela av. Nove de Julho, 2.029, ou pela r. Itapeva, 432 (confira o mapa abaixo).
Das 9h30 às 11h30, os alunos realizam a prova de raciocínio matemático. Esse é o exame de maior duração do dia, duas horas, e também com peso maior na média final, dois. "Essa é a prova que mais nos interessa na segunda fase, a mais importante. Não é à toa que tem peso e tempo de duração maiores", afirma o gerente de vestibular da FGV, Rafael Estevan Garcia.
Após 90 minutos de intervalo, das 11h30 às 13h, tem início a prova de língua portuguesa, que vai até as 14h e tem peso um. O exame final é o de redação, também com uma hora de duração, das 14h30 às 15h30, e peso um.
"O candidato não deve fazer rascunho, não dá tempo, ele deve apenas preparar um esboço de suas idéias e ir direto para o texto. Legibilidade também é importante, o examinador tem de entender o que foi escrito para saber se o candidato sabe desenvolver suas idéias", diz Garcia.
Será atribuída a cada prova uma nota de zero a dez. A nota da segunda fase corresponde à média ponderada das três notas. Candidatos com conceito inferior à nota de corte, em qualquer uma das três provas, estão automaticamente desclassificados.
"O importante para o vestibulando é manter a calma, tranquilidade pode ser o diferencial entre quem vai entrar ou não. O candidato deve chegar no horário, de preferência meia hora antes do previsto para o início da prova", recomenda Garcia.
A média final do vestibular é obtida pela soma de 20% da média da primeira fase com 80% da média da segunda. "Essa foi a melhor forma encontrada para mensurar todas as áreas de conhecimento do candidato que nos interessa", afirma Garcia.
Em caso de empate para o preenchimento das 200 vagas em disputa, serão utilizadas como critério para o desempate, nessa ordem, as melhores médias da segunda fase, da primeira, notas mais altas nas provas de raciocínio matemático, português, redação, inglês, história, geografia e ciências naturais.
A lista dos aprovados sai no dia 21/11. As matrículas acontecem entre os dias 13/1 e 15/1. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (011) 281-7711 e 281-7888 ou pela Internet (www.fgvsp.br).

www.uol.com.br/vestibuol/


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice





Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.