São Paulo, quinta, 5 de novembro de 1998
 


Texto Anterior | Índice

"Candidato não deve estudar no intervalo"

free-lance para a Folha

Os candidatos que farão o exame da segunda fase da FGV no domingo contam com um intervalo de 90 minutos para se recuperar da prova de raciocínio matemático e se preparar para a de língua portuguesa e de redação.
Arrumar o que fazer nesse período e principalmente manter a calma após duas horas de exame pode ser a chave de um bom desempenho no resto do dia.
"Alguns vestibulandos acham que foram mal na primeira prova e acabam desistindo das outras durante o intervalo, sob a influência do que eu chamo de TPV (Tensão Pré-Vestibular)", diz o gerente de vestibular da FGV, Rafael Estevan Garcia.
Mas isso não acontece com frequência. "Os candidatos têm de dar satisfação para a família, para os amigos, e ficam até o final, não querem dar vexame."
Para matar o tempo, e a fome, os vestibulandos podem encontrar boas opções de lanchonetes e restaurantes na região da av. Paulista, como, por exemplo, no Conjunto Nacional, no Center 3, no Masp e na Galeria 2001 (confira o mapa ao lado). A lanchonete da FGV, no quinto andar do prédio-sede da Eaesp, também estará aberta para os vestibulandos.
Quem preferir relaxar sob o sol, ler um livro ou até tirar um cochilo, poderá usar a quadra de esportes ou o estacionamento da fundação, com acesso livre para os candidatos no intervalo. Para quem prefere o contato com a natureza nessas horas de tensão, o parque Trianon é outra opção.
"O candidato só não deve tentar estudar durante o intervalo, isso atrapalha muito", diz Garcia. Mas cuidado, ir muito longe, principalmente para quem não conhece a região, ou descuidar do horário, pode ser fatal.
"Quem chegar atrasado após o intervalo não poderá entrar para a segunda prova", alerta Garcia. O candidato até pode fazer o último exame (redação), mas, por ter zerado em língua portuguesa, já estará desclassificado.
"Nós não podemos impedir o vestibulando que perdeu uma das provas de fazer a seguinte, mas já não adianta mais nada, ele terá de tentar de novo no próximo semestre", diz Garcia. Por isso, atenção redobrada, não deixe o tempo derrubar você. (RD)

www.uol.com.br/vestibuol/


Texto Anterior | Índice





Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.