UOL

      São Paulo, quinta-feira, 01 de janeiro de 2004
  Texto Anterior | Índice

Universidade do Hambúrguer dá aulas gerenciais

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma das mais conhecidas instituições de ensino empresarial do país é a chamada Universidade do Hambúrguer. Diferentemente do que sugere o nome, os alunos não aprendem a colocar o picles no pão ou a quantidade certa de mostarda que vai no sanduíche, mas, sim, têm aulas de técnicas gerencias da rede McDonald's.
Além do Brasil, apenas outros seis países possuem a universidade da rede -EUA, Inglaterra, Alemanha, Japão, Austrália e China. A unidade brasileira é responsável pelo treinamento dos países da América do Sul e de Portugal.
A cada seis meses, os gerentes das lojas são convocados para ir à instituição. Cada chamada tem um tema de estudo diferente, como técnicas administrativas, gestão de pessoal e responsabilidade social. Os cursos são de 40 horas, realizados durante cinco dias.
As aulas são dadas por consultores formados pela própria rede, como gerentes que já passaram por todos os estágios da universidade e receberam treinamento para ensinar.
Os livros didáticos são baseados em casos práticos. "Se alguém tem dúvidas no dia-a-dia, pode encontrar soluções na sala de aula", diz Claudio Soares de Moura e Oliveira, coordenador da Universidade do Hambúrguer. Cerca de 1.600 pessoas passam pela instituição por ano -a rede possui 36 mil funcionários.




Texto Anterior: Ensino empresarial: Brasil supera marca de cem unidades corporativas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.