São Paulo, terça-feira, 01 de janeiro de 2008
  Próximo Texto | Índice

2ª FASE

Resposta parcialmente certa é aceita

Candidato não deve deixar nenhuma questão em branco; cada prova passa por dez corretores

DA REPORTAGEM LOCAL

A reação química é de assustar? Não lembra com detalhes do fato histórico pedido na questão? Tudo bem. Respire fundo e releia o enunciado com atenção para ver o que consegue resgatar na memória. Escreva o que souber, mesmo que minimamente, mas não deixe nada em branco, porque a Fuvest considera respostas parcialmente corretas.
Os critérios de correção seguem os determinados pela banca elaboradora dos exames. Com o gabarito em mãos, os corretores são treinados para fazer uma correção homogênea. Em seguida, o gabarito é analisado e, se for preciso, são feitas alterações. A partir daí, tem início a correção oficial, que é sempre baseada no gabarito. Os corretores, que não sabem a identidade do dono da prova, tentam sempre atribuir alguma nota (que pode variar de 0 a 4) mesmo àquelas respostas que satisfazem parcialmente a banca.
Cada página de prova tem duas questões, que são analisadas por dois corretores em momentos diferentes. Portanto, como são dez perguntas, a prova passará pelas mãos de dez examinadores. Há uma recorreção para verificar se a primeira correção foi bem realizada.
No caso da redação, é feita uma leitura eletrônica do texto escrito pelo candidato. A seguir, dois examinadores independentes avaliam a redação, levando em consideração tema e desenvolvimento, estrutura e expressão. Se houver discrepância entre as duas notas, uma terceira banca irá analisar novamente e atribuir outra nota.
Leonardo Saturnino Ferreira, 17, está na disputa por uma vaga no curso de licenciatura em matemática. Com 29 pontos acima da nota de corte, que ficou em 30, ele se diz tranqüilo. Mesmo assim, não deixa o estudo de lado. "Cada momento a mais na frente dos livros pode representar também um pontinho extra", afirma.
"Estou dando prioridade nos meus estudos para matemática e física e treino os tópicos em que tenho mais dificuldade", conta ele, que se interessou por matemática depois de começar a participar de olimpíadas na área. (FC)


Próximo Texto: 2ª fase: Última etapa da Fuvest começa no domingo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.