São Paulo, terça-feira, 01 de janeiro de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obrigatória, redação tem bastante peso

DA REPORTAGEM LOCAL

Obrigatória a todos e temida por muitos, a redação tem um peso importante no vestibular da Fuvest: representa metade da prova de português, que vale 40 ou 80 pontos conforme o curso.
Os temas pedidos costumam ser abstratos, e o candidato deve escrever, com base em textos dados, uma dissertação em prosa. Uma sugestão de treino é ler os editorias dos jornais, exemplos de textos argumentativos, e as redações bem avaliadas em vestibulares anteriores que estão disponíveis no site www.fuvest.br.
"Os argumentos devem ser expressos de forma clara. O vestibulando não pode tentar sofisticar demais e usar palavras que não conhece bem", afirma Célia Passoni, coordenadora de português do Etapa. "A riqueza do texto está na simplicidade."
"É importante não esquecer de caprichar na letra", ressalta Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo.
Érica Tamazato Longhi, 19, candidata de relações internacionais, faz aula particular de redação, além do cursinho. "Uma vez por semana faço um treino mais focado em textos." Tudo isso para garantir pontos a mais. "Estou meio apreensiva, sim", afirma ela, que fez quatro pontos acima da nota de corte. (FC)


Texto Anterior: 2ª fase: Última etapa da Fuvest começa no domingo
Próximo Texto: Específica: Prova do curso de audiovisual muda de local
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.