São Paulo, terça-feira, 01 de julho de 2008
  Próximo Texto | Índice

UNESP

Provas começam no próximo domingo e vão até terça-feira

Parte específica para humanas voltará a ter mais textos

Karime Xavier/Folha Imagem
Siranny (à esquerda) e Fernanda prestarão a prova da Unesp

FERNANDA CALGARO
DA REPORTAGEM LOCAL

O vestibular de meio de ano da Unesp, que ocorre nos próximos dias 6, 7 e 8, terá apenas uma mudança mais significativa em relação ao último processo seletivo, que diz respeito à prova específica para os candidatos da área de humanas.
No final do ano passado, o exame trazia um único texto que servia de base para as perguntas discursivas de português, história e geografia. Nesta edição, haverá textos separados para cada uma das disciplinas.
"O modelo de prova será praticamente o mesmo, procuramos não surpreender o candidato. No exame do final do ano passado, fizemos uma experiência de colocar só um texto para humanidades. Por ter sido um excerto de "Os Sertões", de Euclides da Cunha, algumas pessoas acharam distante do universo cultural dos candidatos", diz Fernando Prado, diretor acadêmico da Vunesp (fundação que realiza o vestibular).
"Desta vez, voltaremos ao formato anterior, com mais textos. Para o vestibular 2009, se encontrarmos um texto adequado, podemos testar novamente a experiência", afirma.
No primeiro dia do processo seletivo, haverá uma prova de conhecimentos gerais com 84 testes de múltipla escolha.
No segundo dia, serão aplicadas provas específicas com 25 questões discursivas de acordo com a área. A prova de língua portuguesa, com dez perguntas discursivas, e a redação, realizadas no último dia, são obrigatórias para todos os candidatos. Inscreveram-se para a prova 9.146 candidatos. São 630 vagas espalhadas por oito cidades do interior de São Paulo.
Aurea Migotto, 18, está se preparando desde o ano passado para a prova da Unesp. "Tenho estudado bastante", diz ela, que vai prestar química. "Quero entrar lá de qualquer jeito."
Além de ler com bastante atenção os enunciados, professores de cursinho recomendam que o candidato planeje bem na hora de escrever.
"O espaço em geral é limitado. Portanto, é importante deixar os pontos principais, no caso da resolução de um exercício, e não se prender a contas menores", orienta Edmilson Motta, coordenador de matemática do Etapa.
Para muitos candidatos, o vestibular de meio de ano pode servir como um treino para os processos seletivos mais concorridos no final do ano. É o caso de Fernanda Zanella Gimenez Peres, 19, que pretende prestar direito na Fuvest, mas resolveu tentar administração na Unesp mais como um treino.
"Fazer a parte discursiva vai ajudar na minha preparação."
A amiga e colega de cursinho Siranny Guillaumon Pereira da Silva, 19, também fará a Unesp como um treino. Ela tentará uma vaga em engenharia em Ilha Solteira (660 km de SP).
"Ficaria feliz se fosse aprovada, mas quero estudar num local mais próximo da capital."


Colaborou LUISA ALCANTARA E SILVA


Próximo Texto: Raio-X do vestibular
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.