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TIPOS DE EXAMES
Coordenadores dos vestibulares explicam as provas que organizam
Diferenças são estruturais
da Reportagem Local
O conteúdo não é muito diferente nos principais vestibulares
do país. Para José Atílio Vanin, vice-diretor da Fuvest, "as provas
da USP, Unicamp e Unesp são
muito parecidas, principalmente
na parte dissertativa".
Vanin acha que a prova do ITA
(Instituto Tecnológico da Aeronáutica) é uma exceção, com"questões extremamente descritivas que exigem cálculo braçal".
Suzana Zepka, coordenadora do
vestibular do ITA, diz que "o mais
importante é o raciocínio, por isso a prova é tão difícil".
O vestibular da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) se diferencia dos demais nas questões
dissertativas. "Temos, além da redação, só três questões dissertativas agrupadas por área", explica
Ana Zilocchi, coordenadora dos
exames da PUC-SP. As questões,
com enunciados longos, "ajudam
o aluno a pensar", diz Ana.
A Fundação Getúlio Vargas
procura selecionar candidatos
que "tenham condições de ser
executivos-administradores", diz
Antônio Carlos Matos, coordenador da prova. Apesar de os candidatos reclamarem das provas de
matemática e de inglês, Matos diz
que "a prova de português já reprovou mais que qualquer outra".
A prova da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) é
uma das poucas no país totalmente dissertativa. Para Maria
Bernadete Abaurre, coordenadora da prova, "isso permite que conheçamos melhor os candidatos". A principal dificuldade está
na compreensão dos enunciados.
"A primeira fase avalia mais a habilidade do que o conteúdo. Na
segunda fase cobra-se mais o conteúdo,usando situações contextualizadas", completa Maria.
A Unesp (Universidade Estadual Paulista) também prioriza
questões discursivas. Fernando
Prado, coordenador da prova, diz
que o importante é "a capacidade
de expressão, de transformar o
conhecimento em uma boa resposta". Quanto ao conteúdo, ele
acha "importante o candidato se
posicionar diante dos temas, por
isso a prova não foge do universo
cultural dos candidatos".
(FRS)
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