São Paulo, quarta-feira, 01 de dezembro de 2010
  Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CARREIRA

Filosofia exige que aluno goste de ler e questiona

Campo de trabalho que mais emprega formados nessa graduação é a docência

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

"Ter uma posição inquietante diante do mundo." Na opinião de Fábio Cardoso Maimone, diretor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Católica de Santos (SP), esse é um dos principais requisitos para quem quer estudar filosofia.
"É um curso que leva a pessoa a pensar por si mesma, refletir sobre o sentido da existência humana", afirma o padre e professor João Augusto MacDowell, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, de Belo Horizonte.
As disciplinas oferecidas na graduação reforçam esse perfil. Ética, estética, lógica e psicologia são alguns dos conteúdos que integram o currículo básico, além de história da filosofia e de seus pensadores.
"Normalmente, os cursos são divididos em dois grandes blocos de estudo: o dos problemas humanos, em que se estuda ética, por exemplo, e o da história da filosofia", explica MacDowell.
Em algumas faculdades, os graduandos já podem se especializar em determinado pensador, aprofundando seus estudos na pós-graduação. No entanto, o professor da faculdade mineira acredita que é melhor a especialização "ficar para depois".
"O ideal é o estudante sair da faculdade com um conhecimento mais global. É ali que ele começa uma introdução para depois ir aprofundando, mas a monografia já pode ser um começo."

DOCÊNCIA
A área que mais emprega formados em filosofia ainda é a docência, principalmente nos colégios.
De acordo com Maimone, alguns profissionais também estão oferecendo serviços de análise, para ajudar a pessoa a entender o mundo, a pensar. "Mas ainda é uma pequena parcela."


Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.