|
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros
Mais da metade dos alunos do 3º ano não decidiu que carreira seguir
Mesmo os que já optaram sabem pouco sobre curso, diz pesquisa
DE SÃO PAULO
Amanda Moura, 17, aluna
do terceiro ano do colégio Renovação (zona sul de São
Paulo), prestou, no domingo,
relações públicas na Fuvest.
Mas poderia ter se candidatado a alguma outra carreira de humanas "em que lidasse bastante com gente".
Ou turismo e hotelaria. Ou alguma carreira que a permitisse ser professora. Ou artes cênicas, se seus pais não tivessem votado contra.
Com os grandes vestibulares já em curso, Amanda não
sabe ao certo a carreira que
pretende seguir. "Eu me
acho muito nova para decidir. Não é falta de maturidade, é falta de conhecimento
de mundo mesmo", disse.
O caso de Amanda está
longe de ser raridade, como
mostra uma pesquisa do Portal Educacional (www.educacional.com.br) realizada entre agosto e setembro
com cerca de 1.500 estudantes dos dois últimos anos do
ensino fundamental e do terceiro ano do médio.
Entre os alunos do terceiro
ano que participaram da pesquisa, 57,85% disseram não
saber o que prestar. Dos que
já tinham feito sua opção,
apenas 13,6% tinham definido o curso com segurança.
"Mesmo os alunos que já
tinham escolhido a profissão
disseram ter pouca ou nenhuma informação sobre o
curso", disse Selena Maria
Greca, especialista em orientação vocacional e uma das
coordenadoras da pesquisa.
Para a psicóloga, o estudo
mostra que os alunos têm sido pouco proativos na busca
por informações, acabam fazendo opções que não se encaixam no seu perfil, e, alguns anos depois, isso faz
com que os jovens desistam
do curso que começaram.
No caso de Amanda, a decisão não foi tomada, mas,
segundo ela, não foi por falta
de pesquisa. Assim como
39,9% dos entrevistados, ela
já buscou na internet informações sobre os cursos em
que tem interesse. Também
já conversou com os pais e visitou faculdades.
"Só estou mais tranquila
porque percebo que muitos
amigos também estão passando por isso", diz.
Texto Anterior: Agenda Índice | Comunicar Erros
|