São Paulo, quarta-feira, 01 de dezembro de 2010
  Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Mais da metade dos alunos do 3º ano não decidiu que carreira seguir

Mesmo os que já optaram sabem pouco sobre curso, diz pesquisa

DE SÃO PAULO

Amanda Moura, 17, aluna do terceiro ano do colégio Renovação (zona sul de São Paulo), prestou, no domingo, relações públicas na Fuvest.
Mas poderia ter se candidatado a alguma outra carreira de humanas "em que lidasse bastante com gente". Ou turismo e hotelaria. Ou alguma carreira que a permitisse ser professora. Ou artes cênicas, se seus pais não tivessem votado contra.
Com os grandes vestibulares já em curso, Amanda não sabe ao certo a carreira que pretende seguir. "Eu me acho muito nova para decidir. Não é falta de maturidade, é falta de conhecimento de mundo mesmo", disse.
O caso de Amanda está longe de ser raridade, como mostra uma pesquisa do Portal Educacional (www.educacional.com.br) realizada entre agosto e setembro com cerca de 1.500 estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental e do terceiro ano do médio.
Entre os alunos do terceiro ano que participaram da pesquisa, 57,85% disseram não saber o que prestar. Dos que já tinham feito sua opção, apenas 13,6% tinham definido o curso com segurança.
"Mesmo os alunos que já tinham escolhido a profissão disseram ter pouca ou nenhuma informação sobre o curso", disse Selena Maria Greca, especialista em orientação vocacional e uma das coordenadoras da pesquisa.
Para a psicóloga, o estudo mostra que os alunos têm sido pouco proativos na busca por informações, acabam fazendo opções que não se encaixam no seu perfil, e, alguns anos depois, isso faz com que os jovens desistam do curso que começaram.
No caso de Amanda, a decisão não foi tomada, mas, segundo ela, não foi por falta de pesquisa. Assim como 39,9% dos entrevistados, ela já buscou na internet informações sobre os cursos em que tem interesse. Também já conversou com os pais e visitou faculdades.
"Só estou mais tranquila porque percebo que muitos amigos também estão passando por isso", diz.


Texto Anterior: Agenda
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.