São Paulo, terça-feira, 02 de janeiro de 2007
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INGLÊS

Ah, os tais phrasal verbs!

WILSON LIBERATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Cada idioma tem suas peculiaridades. Em inglês, uma delas é a categoria de verbos denominados phrasal verbs; ao pé da letra, verbos frasais. Trata-se da combinação de um verbo com uma preposição, com um advérbio ou com ambos. Isoladamente, o verbo tem um significado, mas quando associado aos termos mencionados, adquire outro significado.
O verbo look, por exemplo, significa olhar. Mas look after é cuidar, tomar conta; look for, procurar; look like, parecer; look on, observar; look out, tomar cuidado.
Vários verbos ingleses formam phrasal verbs. Por maior que seja o esforço do estudante, dificilmente conseguirá conhecer e usar as centenas de phrasal verbs existentes. Há, inclusive, espessos dicionários que tratam do assunto.
Alguns vestibulares verificam o conhecimento desses verbos por meio de questões de tradução, equivalências ou de preenchimento de lacunas em comics. O vestibulando que teve entre suas preocupações o estudo da língua inglesa por certo conhece os phrasal verbs mais comuns e intui que conhecer todos eles é tarefa para muito tempo.
Consideremos alguns significados de phrasal verbs que têm o verbo get (conseguir, obter) como base: get along, relacionar-se; get at, alcançar; get away with, obter êxito; get back, voltar; get by, conseguir sobreviver; get down, abaixar-se; get in, entrar; get off, desembarcar; get on, embarcar; get out, sair; get over, superar; sarar; get up, levantar-se...
Como se vê, o assunto é extenso, mas desafiador. A melhor maneira de ampliar o conhecimento sobre os phrasal verbs é por meio de contatos constantes com o idioma, principalmente com a leitura de textos de gêneros variados.


WILSON LIBERATO é professor do Anglo, mestre em lingüística aplicada ao ensino de línguas pela PUC/SP e autor de obras de inglês para os ensinos fundamental e médio (Editora FTD)


Texto Anterior: Vale a pena saber - Gramática: Uma revisão mais que oportuna
Próximo Texto: Matemática: Olhou no microscópio, encontrou a matemática
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.