São Paulo, terça-feira, 02 de fevereiro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENEM

MEC deve liberar inscrição para bolsas do ProUni nesta semana

Data ainda não foi divulgada, mas definição é esperada para os próximos dias

PATRÍCIA GOMES
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais um pouquinho de paciência. Para os candidatos interessados no ProUni, programa do governo federal que concede bolsas integrais e de 50% a alunos de baixa renda em faculdades particulares, a espera pela inscrição pode parecer longa, mas ela está perto de acabar.
A expectativa do MEC é que a portaria que define as datas seja publicada nos próximos dias e que as inscrições sejam abertas até o final desta semana.
Para quem ainda não está familiarizado com o programa, ele funciona assim: com base na nota do Enem 2009, os alunos podem se inscrever em até cinco cursos e optar por dois tipos de bolsa -integral, caso a renda familiar per capita seja inferior a um salário mínimo e meio, ou de 50%, se tal renda for menor que três salários.
Pelo sistema onde é feita a inscrição, é possível acompanhar diariamente a nota mínima necessária para conseguir a bolsa no curso desejado. Como os alunos podem alterar suas opções enquanto o sistema estiver no ar, essas notas podem mudar de um dia para o outro.
Exatamente pela característica mutável do sistema, Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, pré-vestibular popular que recebe muitos interessados no ProUni, aconselha seus alunos a não bobearem nesse período. "Peço que eles tenham a paciência de consultar o sistema todos os dias."
Tanta preocupação é justificável. O fato de estar acima da nota mínima em um dia não é garantia de que o aluno obtenha a bolsa no fim do processo.
O mecanismo serviu de base para o que está sendo usado no sistema unificado do Enem.
Danilo de Lima, 20, ainda tem dúvidas sobre como usará o sistema do ProUni, mas seu sonho é que o programa permita que ele curse direito no Mackenzie ou na PUC de graça.
"Só posso estudar nessas universidades se for com bolsa integral", diz o rapaz, que é operador de estoque de uma loja em São Paulo. Ele trabalha durante o dia e só tem tempo de estudar à noite e nos finais de semana.
Para ter direito a uma das 160 mil vagas que o MEC vai oferecer para o primeiro semestre de 2010, Danilo não terá uma tarefa fácil. Como no vestibular tradicional, candidatos a cursos concorridos em boas universidades, como é seu caso, precisam de um desempenho ótimo no Enem para obter a bolsa.


Texto Anterior: Curso da UFABC é o mais procurado do sistema único
Próximo Texto: Internacional: Alunos mais bem colocados vão estudar na Espanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.