São Paulo, quarta-feira, 02 de fevereiro de 2011
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Além de livros, particulares cobram filmes e quadros

Faap, Cásper Líbero e GV-Direito estão entre as que exigem conhecer obras

Gabo Morales/Folhapress
Giovanna Cavanellas assiste a filme pedido pela GV-Direito

DE SÃO PAULO

A preparação para os vestibulares de algumas faculdades particulares de São Paulo deve contar com sessões específicas de cinema e idas a museus, além dos estudos tradicionais necessários para qualquer exame.
Em instituições como a Escola de Direito da FGV, a Faap e a Cásper Líbero, os candidatos são avisados pelo edital que as provas incluem cobrança de filmes.
Na Faap, o filme depende da carreira. Alguns são usados por mais de um curso.
No vestibular aplicado no domingo passado, "Cidade do Silêncio" (2006) era cobrado para candidatos de administração, ciências econômicas e relações internacionais. Para outros 13 cursos o filme exigido era "Entre os Muros da Escola" (2008).
No caso dos candidatos ao curso de direito da Fundação Getulio Vargas, estão entre os pré-requisitos uma série de livros e filmes e ainda uma lista de obras de arte, como a tela "A Canoa Sobre o Epte" (1890), de Claude Monet, da coleção do Masp.
De acordo com Adriana de Faria, coordenadora do curso da FGV, ao pedir que os alunos tenham contato prévio com manifestações artísticas, a instituição procura garantir que os ingressantes estejam inseridos na vida cultural do país.
"Queremos um aluno que tenha habilidade analítica e compreensão de mundo. Isso é importante para quem vai lidar com as relações sociais, como é o caso do advogado que formamos", afirma.
De olho em uma vaga da FGV, Giovanna Cavanellas, 18, que neste ano presta o exame pela segunda vez, vai visitar as obras em exposição, reler livros e assistir novamente aos filmes. "Assim, vou me sentir mais segura ao fazer correlações entre as obras", afirma.


Texto Anterior: Dicas para melhorar a leitura
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.