UOL

      São Paulo, quinta-feira, 02 de outubro de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARREIRA/ARTES PLÁSTICAS

BACHAREL FAZ DE SITES A PROJETO GRÁFICO DE EMBALAGEM E REVISTA

Profissional atua onde há o uso da linguagem visual

ANDRÉ NICOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Não é porque resolveu fazer o curso de artes plásticas que o estudante sairá da faculdade como um artista que vive apenas de suas obras. Isso por dois motivos: a universidade não é capaz de criar artistas, mas apenas de aprimorar a formação necessária, e há várias outras atividades que o bacharel pode exercer.
Apesar de incluir técnicas em pintura, em escultura, em cerâmica e em fotografia, por exemplo, nenhum curso é capaz de ensinar aos alunos como utilizá-las de forma a torná-lo um grande artista. "A pessoa, de uma certa maneira, nasce artista. O que a universidade pode fazer é dar a formação necessária para que ele desenvolva isso", disse Lygia Eluf, da Unicamp, que, diferentemente do curso da USP e da Unesp, chama-se educação artística.
Se não necessariamente sairá da faculdade como um grande artista, o bacharel pode atuar em outras atividades -tudo o que envolve linguagem visual pode ser desenvolvido pelo profissional.
Muitos formados na área, por exemplo, atuam como designer gráfico, fazendo o projeto de uma publicação, de um anúncio publicitário ou mesmo de embalagem. Em editoras, os artistas plásticos podem trabalhar com ilustração.
Como o curso não é voltado apenas para as artes visuais mais clássicas, como a pintura e a escultura, o formado pode trabalhar também com novas mídias, como sites da internet e CD-ROMs.
"Como conhece muito a teoria da arte, o estudante também se capacita a atuar com crítica de arte", disse José Leonardo do Nascimento, coordenador do curso de bacharelado da Unesp.
Esse conhecimento crítico permite também que o profissional atue nos museus em outras atividades que não na produção das obras. O curador, por exemplo, é o responsável por definir quais os quadros que farão parte de uma exposição e como eles serão apresentados -cronologicamente ou por temas, por exemplo.


Texto Anterior: Redação do leitor: Tom crítico encobre certa superficialidade
Próximo Texto: Prova específica verifica "vocação"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.